DESCRIÇÃO:

O escudo é predominado pela cor dourada, traz no seu corpo uma coroa de espinhos e nela chagas em formato de cruz e duas listas onduladas azuis, paralelas e separadas.  Na  parte superior está a Mitra e por de trás as insígnias episcopais, a Cruz e o Cajado. Na parte inferior, finaliza com o estandartes contendo a data de criação e nome da Diocese.

SIGNIFICADO:

A arte está relacionada diretamente ao padroeiro da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia e os dados geográficos que identificam o lugar e sua gente. O título do padroeiro, Bom Jesus da Boa Sentença, deve-se a uma das sete palavras de Jesus na Cruz, quando este sentenciou, com a sua misericórdia, ao Bom Ladrão: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso" (Lc 23,43). Neste sentido, o Brasão, está marcado tendo ao centro: os instrumentos da paixão, a coroa de espinhos e a cruz em vermelho sangue, formada pelas chagas de Cristo; o amarelo dourado que faz o pano de fundo, recordando a glória da ressurreição que está atrás dos sofrimentos da paixão revelada ao Bom Ladrão: "O Paraíso"; e as duas listas azuis onduladas, separadas mas paralelas, fazem presentes as águas abundantes da região: a faixa de cima, representa as águas do rio Gurguéia e a faixa de baixo, as águas do maior lençol freático do Nordeste brasileiro, que cruzam a diocese e é motivo de orgulho para seus habitantes. Finalizando a arte, na parte superior do escudo, está a Mitra, símbolo do governo Diocesano; atrás, as insígnias episcopais, a Cruz e o Cajado do Pastor; e na parte inferior, o estandarte trás a alegre notícia, o nome e a data da criação da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.