10/05/2018

AGRADECIMENTOS. A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa de seu Bispo, Bom Marcos Antonio Tavoni, agradece as inúmeras manifestações de condolência e de solidariedade, apresentadas por ocasião do falecimento do Bispo Emérito de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramón Lopez Carrozas. Fizeram-se presentes, durante os funerais, aproximadamente, cerca de 5 mil fiéis. Entre eles destacamos a presença de 39 Sacerdotes (da Diocese de Bom Jesus e outras localidades) e 7 Bispos (Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Presidente do Regional e Arcebispo de Teresina; Dom Eduardo Zielski, Bispo de São Raimundo Nonato; Dom Plínio José Luz da Silva, Bispo de Picos; Dom Edilson Soares Nobre, Bispo de Oeiras; Dom Edivalter Andrade, Bispo de Floriano; Dom Alfredo Schaffler, Bispo Emérito de Parnaíba; Dom Marcos Antonio Tavoni, Secretário do Regional e Bispo de Bom Jesus do Gurguéia).

Dom Ramón, faleceu com 80 anos de idade. Nasceu, no dia 31 de agosto de 1937, em Sarria (Lugo-Galícia), Espanha; faleceu no dia 28 de abril de 2018, na Cidade de Teresina, Piauí, vítima de insuficiência renal; e foi sepultado no dia 01 de maio de 2018, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, na Sede Episcopal de Bom Jesus-PI.

Para o seu ministério episcopal Dom Ramón López tinha por lema: “Servire Non Serviri” - “Servir e não ser servido” (Mt 20,28); trecho do Evangelho no qual radicalizou o seu testemunho de vida cristã. Exerceu seu trabalho, como Bispo, por 39 anos, todos dedicados à porção do povo de Deus que está em Bom Jesus do Gurguéia; sendo Bispo Auxiliar, por 10 anos, de 1979-1989; por 25 anos, de 1989-2014, titular da mesma Diocese; e nos últimos 4 anos, como Emérito da Diocese, de 2014-2018.

Veja na sequência a mensagem enviada pelo Santo Padre o Papa Francisco. (PASCOM/BOM JESUS-PI).