13/06/2017

Nos dias 9, 10 e 11 de junho, em Bom Jesus, aconteceu o Encontro Regional Ne4 sobre a Sagrada Liturgia com os temas abordados da Liturgia nas Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil; a Música e Canto na Liturgia; e, Maria na Liturgia.

Estiveram presentes representantes das Dioceses e Arquidiocese, que compõem o Estado do Piauí e foi um grande momento para troca de experiências e orientações sobre a atuação das equipes de liturgia diante das celebrações nas paróquias.

O Encontro teve a Assessoria de Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo referencial do Ne4, do Pe. Jucélio de Carvalho Alves e Diácono Jucilei Lima da Silva, que compõem a Equipe do Regional de Liturgia. Estiveram presentes vários agentes da Liturgia das Paróquias de Bom Jesus bem como os padres José Alves, José Valdo, Claudinei.

O Encontro foi divido em quatro partes: Na noite de sexta-feira (9) a 1a. Formação aconteceu com a Assessoria de Dom Marcos que abordou a Liturgia através das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil. O destaque foram os 3 Eixos da Pastoral Litúrgica (Celebrar, Formar e Organizar). Segundo Dom Marcos, A importância da Pastoral Evangelizadora mesmo com as diversidades espirituais de carismas, devemos obedecer as diretrizes; Respeitando os ritos, dignidade e a centralidade de Cristo; Abandonando o subjetivismo e o personalismo; Portanto o desafio é levar os fiéis a viverem a Liturgia.

Para isso é necessário: 1-Formar e orientar; 2-Padres e equipes respeitar os ritos da Igreja; 3- Proporcionar os cursos de formação litúrgica para cada setor; 4- Criar escola de Liturgia para jovens, descobrir a riqueza da liturgia; 5- Celebrações Litúrgicas que sejam Orante e centradas em Cristo, para aprender a arte de bem Celebrar. Para encerrar a noite de sexta-feira, houve entre os participantes a Celebração da Luz.

No sábado (10) na parte da manhã aconteceu a 2a. Formação com a Assessoria do Padre Jucélio, abordando questões práticas da Liturgia. Destacando a beleza e a importância da Liturgia na Vida da Igreja e em cada pessoa. Segundo Padre Jucélio: A Liturgia tem prioridade na vida da Igreja e de cada pessoa cristã; Deve ser bonita e organizada que nos leve a vivenciar o Cristo em nós; Para que a Liturgia aconteça da melhor forma é preciso formação permanente, preparar as celebrações respeitando o rito, realizar com dignidade as ações celebrativas, avaliar a preparação e a realização em busca da qualidade da celebração.

Na manhã de sábado houve também, a 3a. Formação com o Diácono Jucilei, abordando a Música Litúrgica na Igreja. Segundo o Diácono é muito difícil pensar uma Liturgia sem música; A Bíblia inteira está repleta de cânticos, de música; A Música Litúrgica não é um determinado estilo religioso; Canto e Música contribuem à vivência da Fé, para levar a Glória de Deus e a santificação dos fiéis. Exerce função ministerial.

Os destaques da Formação: A Música na Missa; Cantos que são o próprio Rito; Os cânticos que devem ser preservados. Houve um momento para perguntas em que os Assessores puderam responder e orientar os Encontristas.

Na parte da tarde o Diácono continuou com o assunto e destacou os critérios para escolha dos Cantos: 1- Adequar-se ao momento ritual da celebração a qual se destina (Tempo litúrgico, Festa, Momento Ritual, Tipo de Celebração); 2 - A fonte Primeira do Canto litúrgico é a Sagrada Escritura; 3 - É importante que o texto seja literário e teologicamente correto; 4- Outros elementos: Ritmo, melodia, modo de execução vocal e instrumental; 5- Não aproveitar melodias ou letras de canções populares, trilhas sonoras de novelas, filmes (coisa que acontece muitos nas celebrações do matrimônio); 6- Que a música tenha raízes na cultura musical da nossa terra, das várias regiões do Brasil; 7- Que os ministros da música sejam devidamente formados musicalmente, liturgicamente, espiritualmente, teologicamente. O Diácono falou também sobre o Ministério dos Cantores, Salmistas e Instrumentistas: Vários ministérios deve ser parte integrante da assembleia, mas pra fazer com o povo, cumprindo assim essa função, os Ministérios se santificam e ajudam na santificação do povo. E por fim falou sobre os Ministérios da Música: Cantores - não adianta ter voz bonita, devem entrar no Mistério da Liturgia; Instrumentistas - Idem cantores; Salmista - um dos ministérios mais difíceis, tem gêneros literários. Ter no mínimo uma boa formação bíblica, buscar o centro bíblico da mensagem. É de suma importância a Formação Espiritual e Formação Musical, concluiu o Diácono.

No sábado a noite Dom Marcos falou sobre Maria na Liturgia e destacou  o Culto a Virgem Maria citando Marialis Cultus (Paulo VI, 1974); A Bem Aventura Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja (Capitulo VII • Lumem Gentium); Rosarium Virginis Mariae (João Paulo II, 2002); A Virgem Maria, Segundo o Papa Francisco (Francisco, 2016). Dom Marcos falou também sobre o Culto da Virgem Santíssima na Liturgia; A Piedade Mariana; e por fim, os Exercícios de Piedade "Angelus Domini" (“Ave-Maria") e do Santo Rosário.

No Sábado houve também a preparação da Santa Missa pelos encontristas e depois um Momento Cultural com Comidas Típicas e Apresentação de Quadrilha pelos participantes.

No Domingo (11) aconteceu a Santa Missa com a preparação prévia dos Encontristas e após a Missa foram feitas rodas de perguntas e encaminhamentos práticos para a Pastoral Litúrgica. (Pe Claudinei - PASCOM Bom Jesus)