19/01/2018

Iluminados pelo mandato missionário de Jesus Cristo, os seminaristas do Piauí e da Amazônia, os Padres formadores João Paulo e José Raimundo, tendo também a presença do Pe. Daniel Rodrigues e os Bispos referenciais para a missão, Dom Eduardo e Dom Esmeraldo, partiram em missão em direção a Bom Jesus do Gurgueia no dia 05 e foram acolhidos por toda a comunidade e de forma especial pelo Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni. A líder de comunidade Mercês Lustosa, fazendo parte da equipe de acolhida relata que “é sempre gratificante ver essas pessoas saírem do conforto de seus lares para fazerem com que Jesus seja mais conhecido, amado e seguido. Nossos corações estão em festa. Agradecemos a todos os missionários e pedimos as bênçãos de Deus e de Maria, a Mãe das Mercês, para eles e para todo o nosso povo. Nossa gratidão!”
Ao amanhecer do dia 06, o primeiro momento foi de oração no Santuário Diocesano Bom Jesus da Boa Sentença, onde o Padre José Valdo explicou um pouco da história do Santuário e a oração foi então conduzida por Dom Marcos. Logo após a oração, todos dirigiram-se ao anfiteatro da cúria diocesana, onde durante toda a manhã houve uma formação com Dom Eduardo que é presidente do Conselho
Missionário Regional e falou aos seminaristas sobre a alegria que provém do encontro pessoal com Jesus.
No período da tarde a formação foi com Dom Esmeraldo que irá acompanhar os seminaristas na primeira semana da missão e falou sobre a temática da Igreja em saída. A noite foi marcada pela celebração de envio e um momento de apresentação cultural.
Ao amanhecer do dia 07, os seminaristas, os padres e o bispo, partiram em direção a primeira Paróquia que os acolheu na missão, Monte Alegre. Ao chegarem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foram acolhidos pelo Pároco Pe. Raylon e pelo Vigário Pe. Júlio, unidos a comunidade paroquial.

Na tarde aconteceu um breve momento de oração e apresentação da Paróquia e logo em seguida a palavra foi concedida a Dom Esmeraldo que conduziu uma reflexão. A noite aconteceu a missa de envio dos missionários que na segunda-feira, dia 08, foram enviados para as comunidades rurais que compõe a paróquia e retornaram no dia 11.
Dentre muitos testemunhos que marcaram a Semana Missionária, um foi o de Dona Damiana, de 89 anos, que demonstra muita fé e determinação: percorre cinco quilômetros para chegar a Comunidade para as celebrações. Na acolhida aos missionários, dona Damiana esteve presente pela manhã e ainda voltou a noite para a Missa. Outro testemunho que tocou a todos foi o do seu Jovelino, de 53 anos. Com o apoio de sua esposa, fiel na oração, há três anos voltou à fé católica, pela oração do Terço dos Homens e desde então abandonou o alcoolismo.
Ao retornarem para a cidade, os seminaristas seguiram fazendo visitas e realizando encontros. A sexta a noite foi marcada pelo Encontro Evangelizador, que contou com testemunho de três jovens e como o Senhor insistentemente os chamou, seguida da Adoração Eucarística. No sábado, a noite, foi celebrada a missa de despedida dos missionários que na manhã de domingo partiram em direção a cidade de São Gonçalo, onde acontecerá a segunda parte da missão. Uniram-se ao grupo mais dois seminaristas e os Padres formadores Aerton Marcos e Antônio Soares.
A missão não para e os missionários seguem com todo o ardor anunciando o Evangelho e proclamando a misericórdia e a bondade de Deus. Continuemos em oração por toda a missão que irá até o dia 28 de janeiro, sendo concluída na cidade de Gilbués. (PASCOM - Bom Jesus)