Dom MARCOS ANTONIO TAVONI

Lema Episcopal: "Apascenta minhas ovelhas" (Jo 21,17)

SÃO CARLOS-SP

Dom Marcos, nasceu em São Carlos, Diocese de São Carlos-SP, em 21 de abril de 1967 e foi batizado aos 23 dias do mesmo mês. Tem como origem a Paróquia Santa Isabel, onde, aos seis anos foi Confirmado e aos nove recebeu a primeira Eucaristia; foi Acólito e Catequista de Crisma; e onde, também, mais tarde, descobriu a vocação sacerdotal. De pais católicos, Sr. Antônio Tavoni, metalúrgico, e de Dona Dirce Aparecida Tavoni; é o terceiro filho entre cinco irmãos: Mara, Márcia, Marcos, Marcelo e Marlon. Funcionário Público, trabalhou na Área Acadêmica da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, por 9 anos. Em 1988, concluiu os estudos do Segundo Grau no Colégio Diocesano La Salle; e em 1989 Ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos, onde cursou os seus dois primeiros anos de Filosofia.

BRASÍLIA-DF

Seguindo a vocação missionária, mudou-se para Brasília; Concluiu a Filosofia e Cursou a Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília “Nossa Senhora de Fátima”; recebeu espiritualidade e formação missionária, para a nova evangelização, no Seminário Missionário Arquidiocesano de Brasília “Redemptoris Mater”, pertencendo à sua primeira turma de fundação. Em 1994, ainda como Seminarista, por um ano, fez a experiência de missão itinerante na Amazônia, nas regiões de Belém, Manaus e Porto Velho; recebeu ordenação Diaconal, em 28 de abril e Presbiteral, no dia 30 de novembro de 1996, pelas mãos do então Cardeal de Brasília, Dom Frei Falcão; serviu por seis meses como Diácono e outros seis meses, como Presbítero, na Paróquia Imaculada Conceição, Taguatinga-DF.

PALMAS-TO

Enviado para a missão, na recém criada Arquidiocese de Palmas, em 15 de agosto de 1997, exerceu, ali, a maior parte de seu ministério e desempenhando as seguintes atividades: Vigário paroquial, responsável pela capela de Santa Filomena, até 1999; de 1999 a 2004, Pároco do Divino Espírito Santo, hoje Catedral de Palmas; nomeado Primeiro Pároco de Santa Tereza D`Ávila, em 1999; de São João Batista da Lagoa do Tocantins, em 2003 e de Santo Antônio de Pádua, em 2004, paróquias onde atuou, concomitantemente, como Pároco, até 04 de novembro de 2010. Foi um dos primeiros professores da Escola Diaconal São Lourenço; Diretor Espiritual da Casa de Marta, de reintegração à sociedade de jovens adolescentes grávidas excluídas; responsável pela organização pastoral do Centro de Evangelização Casa de Maria “Rainha da Paz”, onde, exerceu a função de Reitor até 2012; membro e Secretário do Conselho Presbiteral por dois períodos; Coordenador da Comissão de elaboração do primeiro Diretório da Iniciação Cristã e Moderador do I Sínodo Arquidiocesano de Pastoral, de 2005 a 2006; foi Vigário Episcopal da Região São Pedro, Região Centro de Palmas, de 2007 a 2008. Durante a sede vacante da Arquidiocese (2010), respondeu, pastoralmente, na Arquidiocese, como Secretário do Colégio Consultivo, Secretário do Conselho Ampliado de Pastoral e Coordenador Pastoral de Comunicações; Foi um dos precursores do Caminho Neocatecumenal no Estado do Tocantins, um dos mais belos frutos, entre as novas realidades suscitadas pelo Espírito a partir do Concílio Vaticano II; suas últimas funções exercidas, na Arquidiocese de Palmas, foram as de Reitor, Professor e Ecônomo do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e do seu anexo Centro de Estudos Superiores Mater Dei.

BRASÍLIA-DF

Retornando à Brasília, em 15 de fevereiro de 2012, colaborou como Vigário Paroquial na Paróquia de Santa Maria dos Pobres, no Paranoá; e atualmente vinha exercendo a função de Pároco na Paróquia Cristo Redentor, em Taguatinga-DF. Em 23 de dezembro de 2013 foi nomeado Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, pelo Santo Padre o Papa Francisco.

BOM JESUS-PI

Em 15 de janeiro de 2014, foi nomeado Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, pelo Santo Padre o Papa Francisco e tomou posse em 28 de março do mesmo ano. Dom Marcos é Bispo referencial Regional para a Liturgia e para a Vida Consagrada e Religiosa, bem como Secretário do Regional dos Bispos da CNBB, Nordeste 4.