Criação da Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia.

Vós sois a luz do mundo. Não é possível esconder uma cidade situada sobre um monte,.. (Mt 5, 14)

Ordem das Mercês, dom de DEUS. Esta igreja particular de Bom Jesus do Gurgueia, é a mãe de todas as igrejas mercedárias no Brasil.

Foi por mercê de Deus, que esta igreja particular de Bom Jesus do Gurgueia foi criada, nos rincões do Sul do Piaui; por solicitação de Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, Bispo de Teresina, através do núncio Apostólico do Rio de Janeiro, que em carta pastoral, à Cúria Romana, a urgência deste beneficio, às almas deste longínquo torrão e no dia 18 de julho de 1920, é criada a PRELAZIA DE BOM JESUS DO GURGUEIA, sob a Bula ECCLESIAE UNIVERSAE de S. S. o Papa Bento XV.

Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, depois de oferecer a missão à Associação de São Francisco de Sales, aos Redentoristas, aos Capuchinos e a Congregação do Imaculado de Maria, com a renúncia de todos, o então Revmo. Padre Inocêncio Lopez Santamaria, que na ocasião era o Mestre Geral da Ordem Mercedária em Roma e de quem era amigo de S. S. o Papa Bento XV, é convidado para assumir a missão e, após alguns dias, pois dependia  da comunicação com os demais confrades, por que, já estava determinado que a ORDEM MERCEDARIA iria para uma missão na China na cidade de Wuhu. Permutando assim com os Redentoristas, e neste interim, é dado o seu sim, que com o carisma mercedário, diz “Santo Padre, o desejo de Vossa Santidade é para nós um mandato”.

Com a criação da PRELAZIA DE BOM JESUS DO GURGUEIA, vieram os primeiros missionários mercedários: Dom Pedro Pascual Miguel, que estava no Mexico, é chamado à Roma pelo Mestre Geral da Ordem, Padre Frei Inocêncio Lopez Santamaria, e apresentado ao Papa, que em tom de brincadeira falou ao Padre Frei Pedro Pascual Miguel, “O senhor pensava morrer no Mexico, mas vai morrer no Brasil”. Ironia do destino, morre na Espanha – Barcelona.

A viagem de Dom Pedro Pascual Miguel iniciou em 24 de fevereiro de 1922, na Espanha, só chegando a São Raimundo Nonato em junho do mesmo e que toma posse na Festa de São Pedro Apostolo, como 1º Bispo Prelado da Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia, e que mais tarde em 11 de novembro de 1922, nomeia vigário de Bom Jesus, direto da Província de Aragão – Espanha, o Frei Padre Mariano Ferrer.

Retornando à Espanha, em 1925, é sagrado Bispo em Madri, no colégio das Irmãs Mercedaria de Don Juan de Alarcón e indo ate Barcelona, descobre-se um câncer na próstata e em 05 de maio, entregou sua alma a Deus.