Síntese da História dos 100 anos da Prelazia e 40 anos da Diocese (Expectativa para o que iremos vivenciar nos Festejos)

Vós sois a luz do mundo. Não é possível esconder uma cidade situada sobre um monte, nem se acende uma lamparina para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro, para que ilumine todos da casa. (Mt 5, 14-15)

Ordem das Mercês, dom de DEUS. Esta igreja particular de Bom Jesus do Gurgueia é o berço da Ordem Mercedária no Brasil, é a mãe de todas as igrejas mercedárias no Brasil.

Irmãos e irmãs, neste dez dias de festividades em honra a NOSSA SENHORA DAS MERCES, vamos reviver o nosso passado eclesial, desde a sua origem até os dias de hoje, contemplando assim, a misericórdia de Deus à este povo que o ama e que lhe pertence, desta DIOCESE, um dia PRELAZIA.

Vamos viver a saga da criação da PRELAZIA, desde o seu primeiro, até o seu 4º Bispo,  Prelado; passando à DIOCESE com nosso 1º, 2º e o 3º Bispo Diocesano, DOM MARCOS ANTONIO TAVONI, por meio dos quais por meio da história e registros abordaremos os seguintes temas:

Com a criação da PRELAZIA DE BOM JESUS DO GURGUEIA, vieram os primeiros missionários mercedários: Frei Dom Pedro Pascual Miguel, 1º Bispo Prelado ,Frei Dom Ramón Vicente Harrison, 2º Bispo Prelado, com a vacância, Frei Dom Inocencio Lopez Santamaria, foi nomeado o 3º Bispo Prelado Diaz., Frei Dom José Vasquez Diaz, como o 4º Bispo Prelado da Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia, e 1º Bispo Diocesano , Frei Dom Abel Alonso Núnez, como Bispo Auxiliar , Frei Dom Ramon Lopez Carrozas, como 2º Bispo Diocesano e finalmente como 3º Bispo Diocesano Dom Marcos Antônio Tavoni, onde teremos um dia especifico somente para falar de cada Bispo.

Nas demais noites teremos através de relatos históricos ao longo dos 100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese, em nossa Festividade, as seguintes temáticas, em dias específicos:

• A criação da Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia.
  • O Sim dos Mercedários para a Missão na Prelazia.
  • Padres Mercedários e Diocesanos
  • Religiosos, Religiosas, Missionários e Leigos.
  • Construção Catedral, Igrejas, Centro São Pedro Nolasco, Seminário, Escolas e Oficinas.
  • Implantação e atuação das Pastorais, Grupos, Movimentos e Associações Religiosas
  • Jubileu 100 anos da Prelazia e 40 anos da Diocese de Bom jesus do Gurguéia – História da Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença.

Parafraseando nosso querido amado Pe. Fernando Cascon Raposo, como bem nos disse nos seus escritos,  “espero que a História da Prelazia e Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, seja, interessante e valiosa para escrever a história novamente no futuro e que às vezes a memória se perde com facilidade mas aqui, ficarão registrados os acontecimentos, datas e nomes daqueles que fizeram a Prelazia e a Diocese. ‘