28/11/2018

Aconteceu no último sábado, dia 24 de novembro, a 44ª. Assembleia Diocesana de Pastoral. O Encontro que reuniu todas as forças vivas da nossa Diocese de Bom Jesus do Gurguéia aconteceu no Colégio JEMB (Jardim Escola Moysés Barjud), no Centro de Bom Jesus e teve como Tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e Lema: "Sal da Terra e Luz do Mundo" (Mt 5, 13-14).

Tratou-se de uma Assembleia Celebrativa, conclusiva, que entregou aos diocesanos e diocesanas a conclusão do Segundo Volume do subsídio pastoral Diretório Diocesano dos Sacramentos. Foram dois anos de trabalhos, várias reuniões e assembleias que culminaram na organização pastoral dos dois volumes de diretórios que se complementam. O Primeiro Volume, entregue na assembleia do ano passado: Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) e o Segundo Volume, nesta Assembleia de 2018: Sacramentos ao Serviço da Comunhão e da Cura (Matrimônio, Ordem, Reconciliação e Unção dos Enfermos).

Os participantes tiveram a oportunidade de ler e de esclarecer os principais pontos da prática pastoral de cada Sacramento e assumiram o compromisso de serem os multiplicadores na divulgação dos diretórios, valorizando os diversos Conselhos de Leigos e Leigas existentes nas paroquias e nas diversas realidades pastorais.

A Missa de abertura contou com um importante sinal vocacional, os Seminaristas de teologia Zorenilton Tavares Reis e Domingos Pereira da Silva receberam os Ministérios de Acólito e Leitor, dando destaque ao Sacramento da Ordem; e no início dos trabalhos da Assembleia, Dom Marcos Tavoni animou a todos com sua palavra de exortação: “Os sacramentos nos dão a certeza da presença de Deus atuando no nosso meio, são os sinais eficazes da graça de Deus, instituídos por Cristo para sua Igreja. Eles são a ação de Jesus e a sua orientação que se perpetua, através da ação da Igreja, que por meio de seus ministros ordenados transpassam os séculos. Jesus não só falou da indissolubilidade do Matrimônio, mas o confirmou e santificou; não só perdoou os pecados e curou os enfermos de sua época, mas ele enviou os seus discípulos para fazerem o mesmo e lhes deu esse poder, até os finais dos tempos.

Este Diretório Diocesano está direcionado, em suas orientações pastorais, para os denominados Sacramentos ao Serviço da Comunhão: Matrimônio, Ordem; e da Cura: Reconciliação (Confissão) e Unção dos Enfermos. Eles têm por base a vivência dos Sacramentos da Iniciação Cristã de que tratamos em nosso primeiro Diretório (2017) e que são o Batismo, a Crisma e a Eucaristia.

As orientações pastorais aqui contidas não se tratam de acréscimos ou exigências de cumprimento em suas minúcias. São a nossa maneira, o nosso jeito, de nos organizarmos para melhor celebrar e vivenciar os sacramentos.

Desejo que em todas as nossas paróquias, nas equipes de pastorais, grupos e movimentos envolvidos nestes serviços, se desfrute ao máximo das orientações aqui contidas. Que este Diretório se transforme num importante instrumento de trabalho e desperte em todos, nos ministros ordenados e nos inúmeros fiéis, leigos e leigas, verdadeiro zelo pastoral pelas coisas santas de Deus.” (Pascom/Bom Jesus-PI).