22/02/2022

Estamos vivenciando tempos sinodais. O Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, teve sua abertura no dia 10 de outubro de 2021, em Roma.  A abertura de sua Fase Diocesana aconteceu dias depois, em 21 de outubro.

O Sínodo dos Bispos se estenderá até 2023. Ele nos exorta a caminhar com o Papa Francisco e toda a Igreja Universal, para uma melhor organização da própria Igreja frente aos novos desafios pastorais do tempo presente. Entendendo o processo e a mobilização dos encontros iremos compreender o Sínodo, seus objetivos e procurar corresponder à voz do Espírito que fala às Igrejas:

Tema do Sínodo: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Sínodo é uma palavra grega “syn-hodos” - cujo significado é “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”. "O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Discurso do Papa Francisco, Cinquentenário da Instituição do Sínodo dos Bispos, 17 de outubro de 2015). Caminho que passa por todos os Sujeitos Eclesiais: leigos, religiosos, ordenados - os batizados, os crismados e os eucaristizados – os iniciados em Cristo. Sinodalidade é um Conceito fácil de exprimir com palavras, mas não é assim tão fácil pô-lo em prática.

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia está disponibilizando a todos um questionário para coleta das escutas nas mais diversas instâncias de sua organização. Você tamb~em está sendo consultado e a sua participação é primordial. Não deixe de responder e colaborar nos caminhos da Igreja, ou seja, caminhar junto.

Veja as perguntas propostas. Você poderá enviar suas respostas à Diocese, até o dia 23/03/22, quando será elaborada a síntese final, através de um e-mail (curia@diocesedebomjesus.org.br).

Questionário de Escuta Sinodal

1. Quais são os nossos temores? Como sentimos a Igreja? O que falta para uma maior participação? Quais são os nossos sonhos? Quais os desafios que experimentamos?
  2. O que posso observar e sugerir para que haja uma maior participação e integração, entre a Diocese, a Paróquia e entre as Pastorais, Movimentos e Serviços?
  3. Qual a minha contribuição para uma maior Comunhão, para uma efetiva participação, para desempenhar bem a Missão, visibilizando a unidade, na diversidade do Corpo de Cristo que é a Igreja?

Dúvidas e informações: (89) 3562-2496

(PASCOM – Bom Jesus-Piauí)