30/12/2019

- Texto: Tatiano Ribeiro - Fotos, fontes diversas das Paroquias.

No dia 17 de novembro 2019 aconteceu o III Dia Mundial dos Pobres e a Jornada Mundial dos Pobres na qual em 2019, o Papa Francisco ofereceu-nos como iluminação bíblica a citação do Salmo: “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sl 9, 19),  com a semana que foi  celebrada de 10 a 17 de novembro,  sendo  um convite a todas as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres. “

Com esta mesma intenção por ocasião daquela Semana da Solidariedade através da Cúria Diocesana de Bom Jesus, motivou-se uma Campanha de Solidariedade dentro da nossa Diocese.

Em obediência ao chamado do Pastor, leigos, grupos, movimentos e pastorais, paróquias, mediante campanhas, doações de empresas, famílias, pessoas de bom coração realizaram nesse mês de dezembro uma mobilização para conseguir alcançar contribuições para famílias em estado de necessidade.

Entre alguns registros temos a ação permanente da Pastoral da Criança, que todos os meses já realizam o seu trabalho entre os menos necessitados, principalmente as crianças. Mediante apoio das Paróquias  e doações de empresas colaboradas, a pastoral tem contato direto com a realidade da pobreza de crianças e famílias. Além do acompanhamento constante realizaram neste mês de dezembro em Bom Jesus doações de cestas básicas, roupas e brinquedos na Paróquia Menino Jesus de Praga no Conjunto Gilson Coelho e Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença no Bairro Chapadinha, bem como tem realizado esse trabalho em toda a Diocese.

Temos também o belíssimo  trabalho da CPT e a Cáritas na Diocese  com sua atuação permanente juntos aos pequenos agricultores, famílias e pessoas com situação críticas, buscando recursos para beneficiar as famílias em estado de risco.

A pastoral da Juventude, através dos Grupos de  Jovens na Diocese vem realizando também um abençoado trabalho de auxilio aos mais necessitados. Queremos destacar neste mês o  Grupo Jovens  Evangelizando Jovens que fizeram doações de roupas no Santuário na Paróquia Bom Jesus da Boa da Boa Sentença.

A Paróquia São Pedro Apóstolo em Bom Jesus-PI, através do Padre José Alves, junto com a secretaria do Tribunal Eclesiástico também fizeram doações de móveis, roupas e cestas básicas às famílias no Bairro Morro do Frei.

O Ministério de Promoção Humana  dos Grupos da Renovação Carismática Católica tem por missão despertar nas mentes e nos corações dos cristãos católicos a consciência da necessidade urgente de ver no irmão,carente  e necessitado,a presença viva de Deus. Com essa intenção o Grupo Servos do Senhor da Catedral de Bom Jesus-PI, atendendo o pedido da Campanha, realizaram junto aos membros arrecadação de roupas, cestas básicas e também de móveis usados mas em boas condições de uso para famílias necessitadas.

Por fim, destacamos que o trabalho social da Igreja Católica acontece em toda a Diocese e de forma permanente através das várias pastorais, grupos, movimentos , paróquias, leigos,  sacerdotes e Cúria Diocesana.

Fonte: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia- PI