02/08/2020

Uma novidade que se tornou rotina na vida dos fieis durante a quarentena foi acompanhar as missas virtuais transmitidas pelas redes sociais das Paróquias, Dioceses e também através dos canais católicos. Mas a partir do dia (27) de julho, as paróquias iniciaram a retomadas atividades presenciais, seguindo um protocolo de retomada, aprovado pelo Estado e confirmado pelas autoridades eclesiais.

A retomada requer muito cuidado, Dom Marcos Tavoni, Bispo diocesano de Bom Jesus do Gurgueia, no comunicado com as orientações para a retomada, lembra-nos: “a notícia, por parte das autoridades sanitárias e divulgada pela imprensa, sobre a flexibilização da quarentena, nos trouxe muita alegria e a esperança de que estejamos próximos de um final para este triste capítulo da história (Decreto Estadual 19.085 – 07/07/2020). Mas não podemos nos deixar levar pela euforia do momento, pois as medidas preventivas de retorno às atividades religiosas, presenciais, exigirão, de nós, mais do que nos inícios da pandemia e quarentena”.

E ainda acrescenta o bispo de Bom Jesus do Gurgueia: “A Igreja Particular de Bom Jesus do Gurguéia reafirma que continuará colaborando com as autoridades sanitárias, observando as regras protocolares da Saúde Pública, do Estado e dos Municípios; e, em comunhão com os Bispos do Piauí, seguirá as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para as celebrações no contexto da pandemia, publicada em 21 de maio de 2020”.

Portanto, para uma retomada responsável de nossas atividades religiosas, presenciais, e cumprindo nosso dever institucional e cristão, elencamos uma série de medidas que deverão ser observadas em todo território diocesano.  As Paróquias pela Diocese estão retomando atividades religiosas dentro daquele conjunto de cuidados necessários. E agora, com muita prudência.

Nas fotos enviadas pelas paróquias, temos exemplos de como estão organizadas, assim adequando-se às medidas. Temos imagens das Paróquias Nossa Senhora das Mercês de Avelino Lopes e de Palmeira do Piauí, de Nossa Senhora de Fátima de Monte Alegre, da São Pedro Apóstolo de Bom Jesus e, da Paróquia Divino Salvador de Cristino Castro. Bom Retorno a todos. Para ler o comunicado na íntegra, clique no link a seguir: https://bit.ly/3gfnpJW