13/12/2022

A 46ª Assembleia Diocesana da Pastoral, aconteceu no sábado dia 03/12, na Paróquia de São Pedro Apóstolo e dependências da Unidade Escolar Joaquim Parente, Bairro DER, em Bom Jesus.

O Encontro aconteceu em clima de sinodalidade, convite permanente de caminhar juntos. O tema e lema discutido durante a Assembleia foram inspirados a partir das Diretrizes Gerais da Ação evangelizadora no Brasil, para o período de 2019-2023:

Tema: “Pão e caridade: pilares da vida cristã em missão”
Lema: "E não havia necessitados entre eles” (Cf. At 4,34)
Objetivos: A Formação Bíblica-Catequética dos nossos agentes pastorais sobre a IVC e o reavivamento das Pastorais Sociais.
Participantes: Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Coordenadores de Grupos, Movimentos e Pastorais; Pastorais Sociais (Caritas Diocesana, CPT - Comissão Pastoral da Terra, Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso) e representantes das paróquias: Coordenadores da Pastoral do Batismo e Catequese.

O Documento 109 da CNBB, as DGAEs (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil – 2019-2023), traz a imagem da Igreja como “Casa Comum”, Casa da Iniciação à Vida Cristã, sustentada por 4 pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Tendo sido trabalhado no ano de 2021 o Pilar da Palavra, a Assembleia de 2022, procurou refletir e trabalhar os pilares do Pão e da Caridade, e a transversalidade do Pilar da Missão.

Outros assuntos importantes também forma tratados:  A IVC – Iniciação à Vida Cristã (Tema Central), na perspectiva do Ano Regional da IVC (2023); o Ano Nacional Vocacional (2023); e as Obras Sociais, fazendo-se menção ao Pilar do Pão e da Caridade, tendo-se como inspiração o 18º CEN - Congresso Eucarístico Nacional de Recife, realizado de 11 a 15/11/22.

Não foi possível a presença do assessor convidado, Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho (Diocese de Picos), infelizmente, comedido pela COVID-19. A Assembleia foi então conduzida, em seu tema Central, pelo Pe. Claudinei Souza da Silva, Padre Referencial, Diocesano, para a Pastoral Bíblico Catequética, que apresentou o Projeto do Ano Regional da IVC (Casa Comum); e por Dom Marcos Tavoni, nosso Bispos Diocesano, que apresentou Catequese sobre o Tema do 18º CEN (Pilar do Pão).

No Transcorrer da Assembleia foram apresentadas, pelos Padres Referenciais Diocesanos, as propostas de calendário do COMID – Comissão Missionária Diocesana (Pe. Zorenilton Reis) e Ano Nacional Vocacional (Pe. Alcineide da Silva).

Realizou-se uma plenária de escutas e propostas sobre os assuntos. Antes da partilha foi apresentada, pelo Pe. Crisóstomo, empossado na Assembleia como novo Coordenador da PASCOM (Pastoral Diocesana da Comunicação), uma Análise de Conjuntura Social sobre a realidade das Obras Sociais, Pastorais Sociais e Grupos afins, fazendo referência ao assunto “Pilar da Caridade”.

Ao final da plenária, Dom Marcos Tavoni apresentou a proposta de um lema, a ser seguido, para a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia: “Uma Igreja acolhedora, participativa e missionária”. Lema inspirado na atualidade eclesiástica em que vivemos, realidade sinodal, onde somos convidados à uma maior comunhão, participação e missão, e com a finalidade de se desenvolver três grandes projetos Diocesanos: “Projeto Diocesano Acolher”, “Projeto Diocesano Participar”, “Projeto Diocesano Missão”.

A proposta do lema para a Diocese foi discutido e ficou em aberto para possíveis outras sugestões, adaptações e novas propostas.

A conclusão da Assembleia se deu com pistas para o Tema Central “IVC – Iniciação à Vida Cristã (Pe. Claudinei) e apresentação da Programação para as Assembleia nas Regionais Pastorais (Pe. Jucélio, Coordenador Pastoral Diocesano).

A Assembleia foi encerrada com uma bela Oração de Envio preparada pela Região Pastoral Leste, conduzida pelo Pe. José Adairton Coelho, Vigário Geral da Diocese e Vice-Presidente da Caritas Diocesana.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)