13/12/2023

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia realizou, neste último sábado, dia 03/12, sua 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O Encontro aconteceu nas dependências da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Bom Jesus, teve como tema “Catequista: vocação e missão” e lema “Corações ardentes, pé a caminho”, fazendo referência ao lema do Ano Nacional Vocacional que encerramos, no sábado, na Festa de Jesus Cristo Rei do Universo.

A Assessoria do Encontro ficou por conta do Pe. Claudinei Souza da Silva, Padre Referencial Diocesano para a Catequese. Estiveram presentes as lideranças de toda Diocese, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Coordenadores de Pastorais, de Grupos e de Movimentos e os Coordenadores Paroquiais, de Catequese, Catequistas do Batismo, Crisma e Eucaristia.

Os participantes tiveram oportunidade de refletir e partilhar experiências sobre o Documento 112 da CNBB “Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista” e sobre a proposta de criação de uma Escola de Catequistas, na Diocese. As discussões aconteceram através de rodas de conversa e de plenária, orientadas pela Assessoria.

Como conclusão da Assembleia foram aprovadas as seguintes propostas:

- Os temas da 47ª Assembleia de Pastoral deverão ser repassados nas quatro Regiões Pastorais da Diocese, com convocação para participação de todos os catequistas.

- O primeiro semestre de 2024, será de conscientização, nas paróquias, sobre a instituição do Ministério do Catequista e tempo de discernimento para encaminhamento de candidatos para a futura Escola. Ainda no primeiro semestre deverão acontecer encontros online entre as Coordenações Paroquiais e o Referencial Diocesano para a Catequese.

-  No segundo semestre deverão ser dados os passos de implantação da Escola

A Assembleia teve início, pela manhã, com a Santa Missa Votiva de Nossa Senhora das Mercês, presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni, e pela primeira vez foram utilizados os textos da tradução do Novo Missal Romano. O Encontro terminou, no final da tarde, com os comunicados das diversas pastorais, apresentação do Planejamento Pastoral de 2024 e Oração de Envio. Na saída foi servido um lanche festivo para os participantes, antes de seguirem viagem, alguns, como os representantes de Sebastião Barros, distantes mais de 300 km de Bom Jesus.

(PASCOM – BOM JESUS-PI)