19/08/2019

Aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, na cidade de Picos – PI, a Assembleia Regional de Pastoral Juvenil, momento de formação, partilha e unidade entre as mais diversas expressões juvenis do Regional Nordeste 4 da CNBB.
Com um olhar atento à Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus Vivit”, onde o Papa Francisco traz para os jovens e para todo o povo de Deus uma motivação de esperança no Cristo Vivo, “Cristo Vive: é Ele a nossa esperança, e a mais bela juventude deste mundo!” afirma o Santo Padre nas primeiras palavras da Exortação Apostólica.
Presente na Assembleia, Dom Francisco de Assis Gabriel, Bispo de Campo Maior e referencial da Juventude na CNBB NE4, afirma que “a Pastoral Juvenil só pode ser sinodal”, motivando os diversos representantes das expressões juvenis a fazerem parte desse processo de construção e concretização dos passos da Pastoral Juvenil para os próximos anos em todo o Estado do Piauí.
No início dos trabalhos, o Bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José, acolheu a todos e manifestou a sua alegria de poder sediar a Assembleia Regional de Pastoral Juvenil, reafirmando o compromisso da Igreja com a juventude.
Estiveram presente também, o Padre Francidilso Silva do Nascimento, assessor da Pastoral Juvenil no Regional Nordeste 4 da CNBB, que junto com o Padre Gildo Coelho de Sousa, assessor da Pastoral Juvenil na Diocese de Picos, conduziram os trabalhos da assembleia.
Além do estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christus Vivit, foi articulado o Calendário para 2020, e deliberado algumas ações a serem efetivadas nos próximos anos, como: a Semana Missionária, Congresso das Novas Comunidades e Movimentos, Missão Jovem e Romaria da Juventude.

Fonte: CNBB NE 4