04/04/2023

Neste mês de março, passado, aconteceram, nas Regiões Pastorais da Diocese, as Assembleias decorrentes da Assembleia Diocesana de Pastoral 2022, realizada em 03 de dezembro, em Bom Jesus.

Durante os encontros regionais foram discutidos os mesmos tema, lema e objetivos da Assembleia Diocesana, inspirados a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, para o período de 2019-2023:

Tema: “Pão e caridade: pilares da vida cristã em missão”

Lema: "E não havia necessitados entre eles” (Cf. At 4,34)

Objetivos: A Formação Bíblica-Catequética dos nossos agentes pastorais sobre a IVC – Iniciação à Vida Cristã; o reavivamento das Pastorais Sociais; e estudo do Documento 109 da CNBB, as DGAEs (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil – 2019-2023), traz a imagem da Igreja como “Casa Comum”, Casa da Iniciação à Vida Cristã, sustentada por 4 pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

Outros assuntos importantes também foram tratados:  A IVC – Iniciação à Vida Cristã (Tema Central), na perspectiva do Ano Regional da IVC (2023); o Ano Nacional Vocacional (2023); e as Obras Sociais, fazendo-se menção ao Pilar do Pão e da Caridade, tendo-se como inspiração o 18º CEN - Congresso Eucarístico Nacional de Recife, realizado de 11 a 15/11/22.

Os encontros reunindo as paróquias, por Regiões, aconteceram:  na Região Leste, em Curimatá (04/03/23); na Região Sul, em Corrente (05/03/23); na Região Oeste, em Monte Alegre, e na Região Norte, em Bom Jesus (11/03/23).

(PASCOM – Bom Jesus-PI)