26/06/2021

O Diaconato Permanente foi o tema abordado pelo Clero Diocesano em seu Encontro Formativo, que agora passa ser anual, em vista de uma atualização teológica permanente. 
O Encontro foi, nesta última quinta-feira, 24/06, dia da Natividade de São João Batista, na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Bom Jesus. O local foi escolhido pelos padres por oferecer espaçamento suficiente para o cumprimento das regras sanitárias, em tempos de pandemia.
A Atualização teve como Assessor o argentino Prof. Guillermo Daniel Michelletti, da Diocese de Santo André-SP, Mestre em Ciências da Educação e Pedagogia, Especialista em Teologia do Diaconato Permanente e Catequeta, autor de vários livros sobre o assunto em voga.
O estudo do tema foi motivado pela necessidade de se esclarecer ao Clero o papel do Diácono Permanente, uma vez que esta realidade vai se fazendo presente, de maneira muito significativa, na vida da Igreja de Bom Jesus do Gurguéia. A conclusão da formação da primeira turma da Escola Diaconal Diocesana "São Filipe", no final do semestre, integrará ao Clero de Bom Jesus um grupo de aproximadamente 10 diáconos permanentes.
Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo da Diocese, falou, durante o Encontro, da importância do passo pastoral que a Diocese está dando, neste ano, com a implantação do Diaconato Permanente. E explicou que o acontecimento é um dos frutos da maturidade, da caminhada pastoral da Igreja de Bom Jesus, que apresenta e oferece ao povo de Deus, na Festa do seu Jubileu de 100 anos de vida, o Ministério do Diaconato Permanente, como um presente, um dom, um serviço.
Pe. Guillhermo permanecerá na Paróquia Menino Jesus, em Bom Jesus, neste final de semana; é acolhido pelo Pe. Claudinei, Pároco e Diretor da Escola Diaconal Diocesana; e contribuirá, ainda, com a formação da Pastoral Catequética Diocesana, de maneira remota (online) e, presencialmente, junto à Escola Diaconal, que se reúne, também nestes dias, na mesma Paróquia Menino Jesus de Praga.
Confira aqui as fotos do Encontro de Atualização Teológica do Clero de Bom Jesus do Gurguéia e da Formação dos futuros diáconos permanentes da Diocese. 
(Pascom Bom Jesus-PI)