10/06/2023

Dentro da programação da Visita Pastoral Missionária à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Corrente, Região Sul da Diocese, Dom Marcos Antonio Tavoni, nesta última quarta-feira, 07/06, presidiu Missa onde foi instalada a segunda Diaconia Territorial da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.
A celebração foi na Capela localizada no Bairro do Aeroporto I, agora sede da Diaconia Territorial “Santos Anjos”.
Na celebração foram dadas posse ao Diácono Permanente Francisco Alves de Carvalho Filho, como Coordenador da Diaconia e ao Padre Frei Gersoneide Francisco Costa (Diretor do Colégio Mercedário São José), como Administrador e Diretor espiritual.
A Missa contou com a concelebração dos Padres Frei Oliveira, Pároco de Nossa Senhora da Conceição (Matriz de Corrente, da qual foi desmembrada a Diaconia); Pe. Alcineide, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo (Bairro Nova Corrente); e a presença dos Diáconos Permanentes, Diác. Moaci e Diác. João Paulo.
Na noite anterior, dia 06, Dom Marcos já havia instalado outra Diaconia Territorial, no Bairro Sincerino. A instalação das duas Diaconias foi precedida da ação missionária de evangelização pelas casas, com a colaboração de vários agentes pastorais da Cidade, dos Aspirantes da Escola Diaconal Diocesana e de outros vindos das demais paróquias da Diocese, com destaque para participação direta do nosso Bispo, Dom Marcos, que visitou as famílias da Comunidade do Calumbi, pertencente a Diaconia “Santos Anjos”.
Terminada a Celebração, os fiéis foram convidados à participarem do plantio de um ipê, na praça da Igreja, marcando o início da campanha de conscientização sobre o meio-ambiente, denominada “Junho Verde”; e como sinal de esperança, com a criação da Diaconia.
Leia os documentos, Decreto de Criação, Provisão de Posse dos responsáveis pela Diaconia e a Ata da Celebração, que publicamos aqui, na íntegra. Neles você encontrará detalhes, como os limites territoriais e as comunidades pertencentes à Diaconia recém-criada.
(PASCOM – Bom Jesus-PI)