13/12/2022

A Paróquia São Francisco de Assis, em Barreiras do Piauí realizou a formação de um grupo de jovens adolescentes, meninos e meninas, para atuarem na liturgia, servindo ao sacerdote no altar, como acólitos mirins, chamados, carinhosamente, de coroinhas.

Na noite de quarta-feira, dia 07, Dom Marcos Antonio Tavoni esteve na Paróquia e presidiu Missa onde o grupo de adolescentes foram abençoados para a missão de coroinhas.

A celebração contou com a acolhida e concelebração do Pe. José Wellington, Pároco do Lugar e com a presença de alguns seminaristas da Diocese. Foi um momento muito especial para estes adolescentes e suas famílias, que no momento do rito de investidura auxiliaram seus filhos com as vestimentas litúrgicas.

A expressão “Coroinha” vem de um tempo não muito distante, onde o serviço do altar era feito pelos “meninos do coro”: meninos adolescentes que participavam do coro das igrejas, daí o termo “coroinha”. Eles recitavam as orações, respondiam as partes da missa e acompanhavam o sacerdote nas funções litúrgicas.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)