19/10/2019

Coisa de verão quente e quase a coisa esquenta.

Foi nesta madrugada de 19/10/19, sexta para sábado. Mais uma vez, Dom Marcos Tavoni não conseguiu dormir devido ao som alto e como ele, com certeza outros cidadãos bonjesuenses, sem voz e vez. Imaginem-se a pobre de Dona Zelita, moradora dos fundos do entroncamento Verão Quente e Squenta's Bar. Aliás, boteco este, de propriedade do Senhor Edmilson, mas curiosamente, hoje, administrado por um vereador da Cidade.

Relata Dom Marcos que não conseguindo dormir, saiu da cama às 4:15h para ir à Farmácia, em pijamas. "Ia comprar um Dramim, pois minha ansiedade se descontrolou e daí a pouco tinha que cumprir compromisso. Mas como sair de casa? O portão infestado de motos e bêbados. Isto apesar do meio fio rebaixado e o portão sinalizado. Descaso total!". Muitos ficaram espantados de ver o bispo de pijamas na rua. "Comecei a sacar fotos, como apenas um meio de intimidar, e as motos, uma a uma, foram sendo retiradas, educadamente".

Foi publicada, recentemente, uma Portaria que regulamenta a Lei do Silêncio. Segundo as regras parece que estamos no mês da adequação. Adequação esta, que não parece estar adequando nada. Nós perguntamos: será que vai trazer algum benefício? já que não faltam leis no Brasil, e nada se muda em termos de justiça. Quanto a essa Lei do 'Silêncio', não foi divulgado nenhum mecanismo de denúncia, nenhum telefone. O telefone da polícia, segundo outros relatos espalhados, só responde: “vamos dar uma passadinha lá, já, já. Espere”.

Parece haver opiniões diversas. "Interessante a reação das pessoas. Enquanto eu fotografava alguns jovens, visivelmente, bêbados tinham reações diferentes. Alguns vieram se solidarizar, um outro me perguntou se ia para chácara hoje; como se eu fosse um velho conhecido e um outro passou a hostilizar. Virando uma heineken no gogó e dizendo que a Igreja deveria se preocupar com a população do 'grotão'. Será que ele sabe quem ganha com o som alto e a heineken que ele estava bebendo? E assim vivem os alienados, explorados e os que facilmente são massa de manobra. Não abri minha boca. Eu posso não conseguir dormir, mas não sou doido, bêbado tem sempre razão.".

Caros amigos e amigas do nosso Site vamos aguardar o tal do mês de adequação, continuar rezando por nossos 'representantes públicos', nos quais depositamos votos. Vamos apelar aos Céus.

Dom Marcos havia celebrado no Brejo município de Currais; celebra, hoje, 8:30h, em encontro de Formação da RCC, na Paróquia São Pedro. Depois, parte para Gilbués e de lá, sai na madrugada para a Comunidade Rural Melancias. Ali Dom Marcos tem Missa pela manhã do domingo e Encontro comemorativo, com a CPP (Comissão Pastoral da Terra) que completa 40 anos de trabalhos na Diocese e vem realizando importante papel social em defesa dos excluídos.

O Evento é motivador. Altamiran, Coordenador da CPP está nos Estados Unidos em um encontro com o Presidente do Banco Mundial de Desenvolvimento. Ele e uma comissão internacional foram sensibilizar e dar visibilidade à presidência do Banco Mundial, do que acontece com o dinheiro emprestado ao Estado do PI e de como o ser humano é tratado por aqui.

Dom Marcos retorna à Bom Jesus no domingo à noite. Fazemos votos de que ele encontre silêncio para o sagrado descanso; afinal, no dia seguinte é segunda feira.

As aspas aqui destacam a fala de Dom Marcos.

(Pascom/Bom Jesus-PI/19/09/19).