20/04/2021

- PASCOM - DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUEIA - PI

Foram dois anos de construção. "É muito bom poder sonhar, traçar objetivos e, depois, contemplar nosso sonho realizado e nossos objetivos alcançados. Somos muito agradecidos para com todos os que colaboraram com a construção e conclusão desta magnifica obra em honra do Senhor". Com estas palavras Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia fez a abertura de sua homilia.

Na noite de sábado, 17/04/2021, Dom Marcos presidiu a Missa e o Ritual de Bênção da nova Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral Diocesana e dedicou o seu altar, diante de uma assembleia atenta e exultante de alegria.

A primeira parte da cerimônia aconteceu com as luzes da capela, diminuídas. A cada momento o ritual completava uma nova etapa. Foram abençoados os novos sinais litúrgicos: a Cátedra, o Ambão, o Tabernáculo e realizada a Unção do altar, a sua Dedicação.

Após a unção, incensação e ornamentação do altar as luzes todas foram, acesas, a Capela ficou completamente iluminada; e houve a continuação da liturgia, com a Eucaristia, finalizando a consagração do novo altar. Despertou-se uma grande emoção em todos os fiéis, reforçando o sentimento de gratidão e de pertença à Igreja.

No final da celebração o Pároco da Catedral, Pe. José Dino, completou os agradecimentos aos que colaboraram na construção, de maneira especial, agradeceu a uma família de benfeitores da Comunidade, que em sua generosidade e no anonimato, doou a maior parte dos recursos para a conclusão da Capela.

A Celebração realizou-se no formato híbrido presencial-online, com público restrito à representatividade da Comunidade e transmissão, através da internet, pelo You Tube.

Estiveram presentes, concelebrando com Dom Marcos, o padres, Pe. José Alves, Pe. Claudinei, Pe Arestides, Pe. Edgardo e o Diácono Domingos.

A inauguração da Nova Capela belos eventos comemorativos dos 100 foi um dos mais anos de vida de Igreja da Diocese de Bom Jesus: e partir do dia 21 de abril começarão as missas, que acontecerão durante a semana, às 18h e sábado missa votiva a Nossa Senhora às 10h.

FONTE: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia - PI