22/03/2019

“SURGE, TOLLE GRABATUM TUUM ET AMBULA ”. (JOÃO 5,8)

Dos dias 18 a 21 de março no Centro de Treinamento “Pe. Tony Batista” em Teresina o clero da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia fez seu retiro anual juntamente com seu bispo Dom Marcos Antônio Tavoni sob a direção espiritual do Padre Rafael Solano da Arquidiocese de Londrina e também professor de Teologia Moral e Ética na PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná.

O retiro anual (quaresmal) do clero é um momento em que com Cristo nos retiramos para o deserto existencial/espiritual; ali nosso maior interlocutor é Deus; ali comunicamos com aquele que no cotidiano pouco dialogamos - nós mesmos. Com Deus falamos sobre nós. Não fizemos nada extraordinário do que já fazemos em nossas paróquias: desde a adoração ao Santíssimo, meditação da palavra de Deus até as confissões. O extraordinário foi o modo de ouvir Jesus em nossas vidas.

“Levanta, toma tua cama e anda” (João 5,8). Esta passagem do Evangelho joanino muito nos significa hoje, certamente como nunca antes. O eco de um grito numa região montanhosa: foram os ecos dessas palavras de Cristo aos nossos ouvidos ressoando em nossos corações pelo deserto espiritual durante o retiro.

Por tudo que foi vivido demos graças a Deus. Assim como aquele homem enfermo a beira da piscina de Betesda que esperava uma graça e Deus o atendeu de forma  inesperada - Deus nos agraciou de um modo diferente: nos mostrando que não somos semideuses, mas homens também enfermos, que assim como os pelos quais rezamos, também precisamos diariamente da divina graça de Deus para andarmos continuamente.

A exemplo do bom Pastor que levanta para dar continuidade a missão de conduzir o rebanho, Jesus nos impele com estes dois imperiosos verbos: Surge! (Levanta!) e Ambula! (Anda!).

Não basta só levantar, é preciso andar. Agora retornamos a nossa diocese e paróquias e com nossos rebanhos continuarmos a caminhada, vamos andar!

texto: Pe. Cleonilson Oliveira