28/08/2019

Na manhã desta quarta-feira (28) de agosto aconteceu a reunião mensal do clero da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia junto ao seu bispo Dom Marcos Antonio Tavoni na Cúria Diocesana em Bom Jesus-PI.

Nesta reunião tratou-se de forma especial a organização da Diocese no campo administrativo e econômico para atender às legislações: civil e canônica. Com a criação de Conselhos administrativos para juntamente com os padres ajudarem na administração das Paróquias e comunidades. Como também tratou da convocação que o Papa Francisco fez para um Mês Missionário Extraordinário.

“Em 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco durante o ângelus anunciava publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019 para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV. Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comité supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”. (Pontifícias Obras Missionárias).

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa Francisco escolheu para o Mês Missionário Extraordinário o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Em todas as Paróquias e comunidades da Diocese acontecerão encontros, novenas, tríduos atendendo o convite do Santo Padre. Na Diocese de Bom Jesus acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro um grande evento missionário que contará com a ajuda missionária da Igreja-Irmã da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, que é a Diocese de Franca-SP.

(Pascom-Diocese de Bom Jesus)