13/01/2023

A Paróquia de Santa Filomena, Município de Santa Filomena, Região Oeste da Diocese, que tem como Pároco o Pe. Márcio Reis, testemunhou, neste último final de semana, 6-8/01, o nascimento de uma nova expressão de juventude em nossa Diocese. Foi fundado o primeiro grupo do EJC – Encontro de Jovens com Cristo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.
O EJC de Santa Filomena, nasce apadrinhado por Jovens Encontristas da Arquidiocese de Teresina que orientado pelo Pe. Rafael, Diretor Espiritual do EJC da Diocese de Campo Maior, formaram Equipe e organizaram o Evento.
Durante o Encontro estiveram presentes, o padre Rogério, de Alto Parnaíba-MA; os padres Jucélio, de Avelino Lopes-PI e Pe. José Valdo, de Gilbués-PI, palestrantes; e Dom Marcos Antonio Tavoni que promoveu diálogo com os Jovens, transmitiu Catequese sobre a Eucaristia e presidiu a Santa Missa de encerramento.

Conhecendo o EJC:

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) é um serviço cristão desenvolvido inicialmente pela Igreja Católica no Brasil, espelhado no Encontro de Casais com Cristo (ECC). Surgiu em 1970 em São Paulo sob influência do padre Alfonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial. Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro "Encontro de Casais com Cristo" pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país.

Encontra algumas variantes no próprio nome, sendo chamado em alguns locais de Renovação de Jovens com Cristo (RJC), ou simplesmente a sigla do encontro sendo escrita como EJOC, contudo em ambos os casos permanecendo a essência do EJC.

O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idades entre 17 e 30 anos (variando nos diversos encontros, circulando entre 14 e 35 anos), assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial/Pastoral. É atualmente um dos principais movimentos jovens nas igreja cristãs no Brasil (fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

(PASCOM – Bom Jesus)