22/11/2022

Em comunhão com o 18º CEN - Congresso Nacional Eucarístico Nacional de Recife (11-15 de novembro) e em Comemoração ao Dia Mundial do Pobre (3º Domingo de novembro), a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, através na RCC Diocesana e de suas Pastorais Sociais, organizou um tempo de oração e caridade, momentos de adoração e de solidariedade.
O Projeto Diocesano “Abraço do Pai” foi apresentado, aprovado pelo Clero e colocado em prática durante o período do CEN, culminando com o Dia Mundial do Pobre, celebrado em toda a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia no feriado do dia 15 de novembro.
O Projeto foi baseado no tema e no lema do 18º CEN do Recife: “Pão em todas as mesas” e “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 4,34).

Um Cerco de Jericó diocesano realizado em 7 dias e 7 noites de reflexão, oração, adoração e caridade.

Teve como objetivo unir todas as paróquias da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia em comunhão e de forma simultânea com os Bispos do Brasil (31ª Assembleia Regional de Pastoral - NE-4, julho de 2022, que propôs trabalhar-se as Diretrizes da Ação Evangelizadora, Pilares da Eucaristia e da Caridade) - e em sintonia com o tema e o lema do 18º Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu na Cidade de Recife, de 11 a 15 de novembro.

O tempo de oração segui as seguintes Intenções: Rezar e pedir a Deus nas intenções da Igreja, por nosso Papa (Papa Francisco), pelos nossos Bispos (por Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso Bispo), por todos os padres (Pelos nosso(s) padre(s) (...) e todo Clero da Diocese de Bom Jesus), pelo nosso País, Estado e Cidade, pela unidade do povo brasileiro; para que a nossa vida cristã e participação da Mesa da Eucaristia nos faça crescer em caridade, despertando em nossos corações o sentimento de compaixão, amor e alegre serviço aos irmãos, principalmente os mais pobres e vulneráveis, para que todas as mesas tenham o pão de cada dia, e para que entre nós não exista necessitados.

Os dias de oração seguiram a temática do 18º CEN em 7 encontros, nos dias: 07 (Segunda) Missa de Abertura - A Igreja, uma Assembleia Eucarística; 08 (Terça) - A Palavra de Deus faz o coração arder; 09 (Quarta) - A eucaristia, Memória de um Sacrifício por Amor; 10 (Quinta) - Eucaristia, o alegre Banquete da Vida; 11 (Sexta) - A Dimensão Profética e Social da Eucaristia; 12 (Sábado) - A Eucaristia e Maria – O Magnificat do Pão em todas as mesas; 13 (Domingo) – Missa de Encerramento - A Eucaristia e a Missão; 14 (Segunda) – Organização; 15 – Terça – feriado – “Dia Mundial do Pobre, na Diocese” (Partilha da arrecadação).

O Cerco de Jericó, Projeto Diocesano “Abraço do Pai” terminou com um gesto concreto de solidariedade aos irmãos empobrecidos: Durante o período do Cerco de Jericó Diocesano houve arrecadação de gêneros alimentícios, roupas e calçados, partilhados no dia Mundial dos Pobres, comemorado, na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, no Feriado Nacional de 15/11/22.

Veja as imagens anexas e descrição do link     https://www.youtube.com/watch?v=rEoUUaNA5ns de como foram as atividades, em nossa Diocese, durante este período do 18º CEN e comemoração do Dia Mundial do Pobre.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)