27/05/2022

Todo ano, no dia 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, escritores e comunicadores, o Papa lança uma Mensagem para o ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais’, que serve como norte para todos os comunicadores cristãos e pessoas de boa vontade.

A data celebrativa na Igreja, do ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais’ é sempre no domingo da Ascensão do Senhor, domingo que antecede a Festa de Pentecostes.  O ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais’ é a única data celebrativa estipulada pelo Concílio Vaticano II, definida pelo Decreto Inter Mirificat – Sobre os Meios de Comunicação Social - promulgado pelo Papa Paulo VI, em 04 de Dezembro de 1963.

O Setor de Comunicação da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia realizou nesta sexta-feira (27), o II Seminário de Comunicação como uma das atividades celebrativas do Dia Mundial das Comunicações, trazendo como tema: “Escutar com o ouvido do coração”. O Papa Francisco diz: "No ano passado, refletimos sobre a necessidade de «ir e ver» para descobrir a realidade e poder narrá-la a partir da experiência dos acontecimentos e do encontro com as pessoas. Continuando nesta linha, quero agora fixar a atenção noutro verbo, «escutar», que é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo".

O evento contou com a assessoria de Marcus Tulius, Coordenador Nacional da PASCOM Brasil e participação de pasconeiros e pasconeiras da Diocese de Bom Jesus e de outras Dioceses, como também padres e seminaristas. O evento iniciou com a acolhida do Pe. Leandro que em seguida passou a palavra a Dom Marcos Tavoni, que acolheu a todos os participantes e partilhou sua valiosa experiência feita na visita Ad Limina, realizada recentemente.

No final, foi realizada uma torca de experiências e perguntas ao assessor, assim, motivando todos os presentes a seguirem firmes no caminho pastorada da Igreja, de modo especial, no campo da comunicação.