02/10/2019

Nesta terça-feira (01) de outubro na festa de Santa Teresinha a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia deu início ao Mês Missionário Extraordinário. Com uma Celebração Eucarística na Catedral de Bom Jesus-PI presidida por Dom Marcos Tavoni, bispo diocesano, concelebrada por alguns padres e com a presença de muitos fiéis a Diocese começa a viver o espírito deste mês.

Durante todo mês haverá a novena missionária em todas as paróquias e comunidades. O mês Missionário Extraordinário foi proclamado pelo Papa Francisco com o objetivo de despertar as pessoas para a missionariedade. Todo o mês será voltado para a reflexão do tema ‘Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo’.

Durante a celebração Dom Marcos destacou a importância do Mês Missionário Extraordinário, que visa despertar o espírito missionário em cada batizado e batizada. E ainda comentou como foi importante sua missão de 14 anos na Arquidiocese de Palmas, quando chegou ali, no início da cidade, mas apesar de todas as dificuldades encontradas, manteve-se alegre em servir à Igreja.

No final da celebração, o Pe. Jefferson apresentou toda a programação do MME e sobretudo, sobre o encerramento do Mês Missionário Extraordinário em que as Dioceses irmãs Bom Jesus do Gurgueia e Franca-SP realizarão um final de semana de intensa formação voltado para a formação e capacitação paroquial.

A expectativa é que o evento reúna pelo menos 160 pessoas, Religiosos, Sacerdotes, e todo o povo de Deus que deseja reafirmar sua fé em Cristo Para reavivar e despertar consciência da Missio ad Gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. O Mês Missionário Extraordinário com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

A Diocese de Bom Jesus realizará a vivência deste encontro contando com a caridade pastoral da diocese irmã de Franca-SP que enviará um grupo de Missionários do COMIDE para auxiliar nos Módulos de Formação. Uma vasta programação está sendo preparada para receber tantos peregrinos e participantes entre os dias 26 e 27 de outubro. E acontecerá com a seguinte programação:

– Programação

A programação do Encontro Diocesano De Formação acontecerá dentro do Mês Extraordinário Missionário na Cidade de Bom Jesus em alguns dos principais pontos da Cidade. Cada paróquia deverá enviar o número de 05 paroquianos nas suas diversas funções Pastorais. Na Catedral acontecera a abertura oficial do Encontro no dia 26 (Sábado), logo em seguida os participantes serão encaminhados para os módulos de formação (Escolas), serão três módulos de Formação (Liturgia, Dízimo e Administração Paroquial) as Formações serão ministradas pelos Missionários da Diocese de Franca. O termino será realizado à noite na praça da catedral com apresentações das 3 Regiões que se farão presente. Dia 27 (Domingo) daremos continuidade as formações nos respectivos módulos, por fim, no domingo, as 09:00hs encerramento com a Santa Missa Presidida por Dom Marcos Tavoni.

– Inscrições

As inscrições serão feitas nas respectivas paroquias com os respectivos Párocos. Ao se inscrever, os interessados poderão optar em participar em um dos módulos de formação. as outras programações são de livre acesso.

– Hospedagem

A hospedagem do encontro na sua maioria será nas escolas. Mas a nossa diocese é conhecida também pela sua gente simples e sempre acolhedora, é por isso que ofereceremos também a opção de Hospedagem Solidária, isto é, a solidariedade dos anfitriões em receber os participantes que virão para o Encontro Diocesano e poderão se hospedar em casas de famílias católicas.

Esta será uma grande oportunidade missionária de acolher, para criar novos laços de amizades e aprendizado para vida, com pessoas que virão de todos os cantos da Nossa diocese. É uma troca de experiências, criando verdadeiras amizades, ato de fraternidade”.

Maiores informações nas secretarias paroquiais.

Fotos: João Filho

(PASCOM - BOM JESUS)