22/11/2016



Neste fim de semana(19 e 20), aconteceram os últimos dias dos Festejos do Bom Jesus da Boa Sentença, padroeiro principal da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. A programação foi intensa, pois coincidiu com o encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia (2015/2016). 

Uma série de Eventos  marcaram o sábado, 19 de novembro. O dia foi dividido em três grandes momentos: O primeiro momento, Institucional, foi pela manhã. Começou com a Inauguração da nova Cúria Diocesana, depois houve o lançamento do Programa Social "Amor Exigente"; e na sequência, a exposição do novo Site da Diocese. O período terminou com um festivo almoço de confraternização na Residência Episcopal. 


Na parte da tarde,  o segundo momento foi dos peregrinos. Bom Jesus acolheu a terceira grande Peregrinação rumo à Porta Santa; desta vez, vinda da Região Pastoral Norte, da Diocese, e reuniu caravanas de 7 municípios; houve celebração e caminhada penitencial. Já à noite, aconteceu o terceiro e último momento do dia, o momento Celebrativo, encerrando as festividades. Teve apresentações músico-teatrais,  Missa Solene do Padroeiro, com a instalação do Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e o Rito de fechamento da Porta Santa. A noite terminou com um grande Louvor, motivado por Bandas Católicas. 


Quanto à importância e significados da Nova Cúria para a Diocese: "A Constituição Pastoral Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II, afirma que ao Bispo diocesano é confiado o encargo pastoral como vigário do próprio Cristo. A ele competem três poderes: Ensinar, Santificar e Governar seu povo. 


A Cúria Diocesana existe exatamente para auxiliar o Bispo em seu terceiro múnus, ou seja, no governar; reúne o Conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda Diocese. A boa organização da Cúria diocesana dá firmeza ao Cajado do Pastor. Não apenas como um local fixo para acolhida e resoluções, mas um lugar para dar guarda às suas ovelhas, a tudo ao que a elas se refere. Ao mesmo tempo o torna mais livre no exercício dos dois outros poderes, para ir-lhes ao encontro, ensinar e santificar, esclareceu Dom Marcos Antônio Tavoni, Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurgueia.  

(Veja mais fotografias na galeria de fotos)

(PASCOM/Bom Jesus do Gurguéia).