02/05/2022

Nesse domingo, (01) de maio, Memória de São José Operário, terceiro Domingo da Páscoa, em Celebração Eucarística, presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurgueia, na então Capela São José, no bairro Aeroporto, Município de Bom Jesus - PI, reuniu-se grande número de fiéis, das mas diversas partes da Diocese e de outras localidades para a Instalação, nesta Capela e local, da Paróquia São José, e para  a posse do seu primeiro Pároco.

A celebração transcorreu num clima festivo, de muita alegria e fraternidade. Logo após os ritos iniciais, foram lidos o Decreto de Instalação da Paróquia e dada a posse ao seu primeiro Pároco: Pe. Arestides Medeiros dos Santos Filhos.

Durante a homilia, Dom Marcos Antonio Tavoni agradeceu a colaboração de todos os que contribuíram para que a emancipação da Comunidade se efetivasse, aos diretamente responsáveis pela vida pastoral do lugar, o Pároco, Vigários colaboradores e aos agentes de pastorais, aos homens e mulheres do presente e do passado. Dom Marcos ressaltou que a instalação da nova Paróquia contempla aquilo que nos evoca o Espírito Pastoral Missionário da Conferência de Aparecida e que propõe o Documento 100, da CNBB: que vivamos uma nova forma de ser paróquia, transformando-nos em uma verdadeira “Casa de Acolhida”, uma “Comunidade de Comunidades”, um centro irradiador de fé para tantos quantos se encontrem afastados do rebanho.

Dom Marcos destacou ainda que a instalação da nova paróquia foi marcada por vários momentos significativos para a Comunidade Católica Diocesana, momentos de unidade, oração e espírito missionário. Entre os destaques, a organização, por parte de leigos, para a acolhida do primeiro pároco; a missão “Jesus no Gurgueia” promovida pela RCC - Renovação Carismática Católica Diocesana, realizada às Comunidades periféricas, fazendo-se, assim, tornar conhecida a nova Sede Paroquial e o seu novo pároco-pastor; a animação da Comunidade pela Caravana da Fé, do Pe. Reginaldo Manzotti, vinda do Paraná; e a presença fraterna dos padres e leigos, manifestando comunhão e unidade.

O decreto Diocesano estabeleceu os seguintes limites da Nova Paróquia:
Ao Norte: Paróquia Menino Jesus de Praga, Av. Joaquim Piauilino, até esquina com a Rua 24;
Ao Leste: Paróquia da Catedral, Av. Dr. Raimundo Santos até a esquina com a Rua 23;
Ao Sul: Av. Professora Arlinda Piauilino até o pé da Serra;
A Oeste: Av. Dr. Raimundo até o limite de Município com Currais, Rodovia PI 392;

Ao final da celebração o novo Pároco fez suas primeiras considerações, agradeceu aos presentes pela participação e colaboração. Dom Marcos Tavoni invocou sobre o povo reunido a bênção de Deus, suplicando a intercessão de São José.

Crédito fotos: João Victor Portal B1.