23/11/2019

Aconteceu neste sábado (23) no auditório do SENAC em Bom Jesus a 45ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia com a presença do clero, religiosos e religiosas e representantes de todas as Paróquias, Pastorais e Movimentos.   A Assembleia Diocesana de Pastoral é um dos momentos mais fortes da vida da Igreja Particular de Bom Jesus do Gurguéia. Dela participam todas as representações e expressões pastorais, se avalia as atividades passadas e se discute e propõe as atividades futuras. Este ano a Assembleia tem por Tema: “Diretório Diocesano Administrativo e Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023)” e como Lema: "Chamou os que ele mesmo quis, para estarem com ele, e para enviá-los a anunciar” (Mc 3,13-15) e já tem bem claros os seus objetivos: Formação dos CPPs e CPAEs.

O Pe. Raylon Siqueira (Coordenador de Pastoral) conduziu a abertura da Assembleia com um momento de acolhida e apresentação dos participantes. Logo em seguida foi composta a mesa de honra composta pelos Padres Claudinei e Raylon e pelo nosso Bispo Dom Marcos Tavoni.

Após a oração, Dom Marcos apresentou o Diretório Diocesano Administrativo e Econômico. Na apresentação do Diretório, Dom Marcos afirma: “este Diretório Diocesano que agora apresentamos que ser para todos, um instrumento para orientar os procedimentos administrativos que já estamos adotando na Diocese, desde a minha chegada”.  Dom Marcos complementa: “Coragem! Nunca diga: ‘somos uma igreja pobre, temos muito pouco para administrar’. Não! Somos, pelo contrário, uma igreja rica, riquíssima e em muitos aspectos milionária. Infelizmente, talvez falte a quem pense assim, criatividade e o se deixar trabalhar em seus limites e desafios”.

Em seguida, o Pe. Raylon apresentou uma síntese da última Assembleia Diocesana e da Assembleia do Regional NE 4 com intuito de fazer memória situando a todos no contexto da Dimensão Pastoral da Igreja.

No segundo momento, o Pe. Claudinei apresentou as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora (2019-2023), que irão conduzir a caminhada pastoral da Igreja no quadriênio de 2019 a 2023. Após exposição, as regiões pastorais reuniram-se para trabalhar o Diretório Administrativo Econômico da Diocese.

Antes da parada para o almoço, o Pe. Leandro Pinheiro (Coordenador de Comunicação) apresentou a primeira edição do Jornal Mensal da Diocese que se chama Folha do Gurguéia com tiragem inicial de 10 000 mil exemplares.

No momento da tarde aconteceu a plenária como oportunidade para todos tirarem suas duvidas, como também para fazer os devidos esclarecimentos. Na continuidade dos trabalhos foi apresentando CEDAE (Conselho Diocesano Econômico).

A 45ª Assembleia Diocesana de Pastoral encerrou-se com a celebração de envio.  Momento em que Dom Marcos agradeceu a presença de todos os participantes.