02/08/2022

Aconteceu em Teresina, Capital, entre os dias 28 e 30 de julho, a 31ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 4 da CNBB. Cada Diocese levou sua representatividade segundo o tema proposto. Nossa Diocese contou com a presença e representação dos Padres Adairton Coelho (Vigário Geral, Caritas Diocesana e Obras Sociais), Pe. Izaías Pereira da Silva (Pastoral Presbiteral), Pe. Jucélio de Carvalho Alves (Coordenador Pastoral Diocesano), Pe. Alcineide Pinto da Silva (Liturgia), Pe. Zorenilton Tavares Reis (COMIDI) e Diác. Permanente Welson Luiz Bezerra Campelo (Pastoral Bíblico-catequética).

A Assembleia foi conduzida à luz do tema ‘Pão e Caridade: Pilares da vida cristã em missão’ e lema ‘E não havia necessitados entre eles’ (cf. At 4, 34), vivenciando as Diretrizes da Ação Social do Brasil, Documento 109 da CNBB; e teve como Assessor do Tema o Diácono Sérgio Vasconcelos, da Arquidiocese de Olinda e Recife, assessorou os trabalhos e refletiu o tema central.

Dentro da programação, foram apresentadas, discutidas e avaliadas as diretrizes para a implantação dos projetos Ano Regional da IVC (Iniciação à Vida Cristã), Ano Missionário e Ano Vocacional. Também houve um balanço sobre a 15ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada em 16 e 17 de julho em Piripiri com o tema ‘Terra e Água: Direitos Sagrados’ e lema ‘Deus deu a terra aos seus filhos’ (Sl 115,16).

Ainda na programação, os representantes das 8 dioceses que compõem o Regional Nordeste 4 se reuniram para discutir e elaborar plano de ações e atividades tomando como eixo central as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) com foco nos pilares do Pão e da Caridade.

No término dos trabalhos, aconteceu a implantação da Comissão Regional de Justiça e Paz (CPJ), que terá por objetivo a defesa dos direitos humanos, da democracia e da justiça social à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. A 31ª Assembleia Regional de Pastoral encerrou com a celebração da Santa Missa de envio e almoço.

O nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni, Bispo Secretário do Regional Nordeste 4, da CNBB, destacou a importância da Assembleia e a necessidade da participação de todos:

“Estivemos reunidas, as 8 dioceses que compõe nosso Regional. Estávamos sedentos de nos reencontrar presencialmente, pós pandemia. Isto significa alimentar proximidade, vivenciar a cultura do Encontro, caminhar juntos, atendendo aos apelos do Papa Francisco que nos convoca a ser uma igreja mais missionária, em saída e sinodal. Agora é retornar às dioceses na força deste envio e multiplicar formação, vivenciando mais intensamente nossa IVC – Iniciação à Vida Cristã; e se levando em consideração estes dois pilares da vida cristã, Liturgia e Caridade; isto em favor de nosso povo, para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)