30/11/2023

A Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo de 2023 foi bastante concorrida em nossa Diocese. Neste, último final de semana, 25 e 26 de novembro, a Cidade de Bom Jesus, esteve em total clima de festa, festa da juventude reunida para o DNJ – Dia Nacional da Juventude, festa do Padroeiro da Diocese no Santuário do Bom Jesus da Boa Sentença e Crismas na Catedral.

No sábado, 25, uma multidão de jovens vindos das localidades mais distantes da Diocese, começou a chegar em Bom Jesus e logo no início da tarde a Catedral da Cidade ficou tomada pela juventude.  O DNJ foi coordenado pelo Setor Juventude da Diocese, tendo à frete o Pe. Jefferson Leandro, também Pároco de São Gonçalo do Gurguéia, e animado pela dupla de cantores, evangelizadores, do Distrito Federal, Ramon e Rafael.

Em sua homilia, no sábado à noite no Santuário, Dom Marcos destacou a importância da peregrinação para os jovens e a vida do cristão e do modelo a ser seguido para a construção do Reino que Jesus veio estabelecer, Reino de Amor, Reino de Justiça e de Paz.

O Evento contou com pregação de abertura e missa de encerramento, presididas por Dom Marcos Antonio Tavoni, momentos de reflexão e Adoração Eucarística; também, vários padres acompanharam seus jovens no Encontro, que durou até o final da noite, com caminhada do Santuário para o Centro Esportivo Dom Ramon, onde tudo terminou com um grande show musical.

No Domingo, 26, pela manhã, a Catedral, mais uma vez ficou repleta para a Missa das 9h, que acolheu um grupo de 58 jovens, entre eles alguns adultos, que receberam a Confirmação do Batismo, recebendo a unção do nosso Bispo Diocesano.

O Domingo terminou com duas outras importantes celebrações que encerraram o final de semana. Na Catedral, em Missa presidida por Dom Marcos Tavoni, encerramento do Terceiro Ano Vocacional da Igreja do Brasil, que teve como tema: Vocação, Graça e Missão e Lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado no episódio dos Discípulos de Emaús. E no Santuário, Celebração da Festa do Padroeiro da Diocese, Bom Jesus da Boa Sentença, presidida pelo Pe. José Dino, Reitor do Santuário.

O Papa Francisco, incentivando a juventude, na fala, após o Angelus do domingo, 25/11, "para os jovens que celebram a 38ª Jornada Mundial da Juventude em todo o mundo, em nível das Igrejas particulares. O tema, recorda Francisco, é “Alegres na esperança”, em continuidade com a JMJ de Lisboa, e do Papa vai um “abraço aos jovens, presente e futuro do mundo” e um encorajamento “a serem alegres protagonistas da vida da Igreja”. (www.vaticannews.va)

(PASCOM – Diocese de Bom Jesus-PI)