02/04/2017

Foto:Pascom da Diocese de Picos

Chegou na tarde de sábado, 01 de abril de 2017, o sétimo bispo da Diocese de Oeiras (PI), Dom Edilson Soares Nobre, depois de mais de um ano de vacância. Nesse período de ausência de um pastor, o Pe.Geraldo Gereon administrou a diocese e juntamente com o clero diocesano, bem como todo o povo de Deus, representado pelos leigos prepararam a acolhida do novo bispo.

Dom Edilson chegou ao Piauí no dia 31 de março, vindo de Natal, sua diocese mãe. Pernoitou em Picos (PI), onde foi acolhido pelo bispo Dom Plínio José. Na tarde do dia 01 de abril, teve início seu itinerário, acolhido inicialmente pelas comunidades de São João da Varjota, Paquetá, Alto Alegre, Vila Zé Paulino e pelas comunidades ao longo do percurso até o Portal da Cidade de Oeiras.

Ao chegar ao Portal de Oeiras, às 16h, o novo bispo foi saudado pelas autoridades presentes e por centenas de fieis que o esperavam. Participaram desse momento os bispos que fazem parte do NE IV, além dos padres diocesanos, diáconos, religiosas, seminaristas e leigos. O prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, o governador do Piauí, Wellington Dias acompanhado de sua comitiva, o Deputado Federal, Assis Carvalho, bem como Secretários de Estado, Secretários Municipais e vereadores saudaram o novo bispo.

Depois dos cumprimentos iniciais, Dom Edilson veio em carro aberto, numa grande carreata pelas ruas da cidade, sendo saudado em cada lugar que passava até a residência episcopal. Após conhecer sua nova residência, saiu em caminhada, numa grande procissão conduzida pela tradicional Banda Santa Cecília até a Igreja Catedral. No adro da Velha Matriz foi recebido com os repiques dos sinos e com muita alegria. O coral Madrigal entoou cantos festivos para saudar o novo bispo.

O novo pastor diocesano, no patamar da Igreja Catedral, beijou um crucifixo do século XVIII, dando início às cerimônias da posse canônica; depois adentrou a Igreja catedral acompanhado pelos bispos do Piauí e pelo clero de Oeiras, visitando a capela do Santíssimo e capela-mor, onde está à imagem de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí.
Após a ritualística, Dom Edilson e todos os sacerdotes presentes se dirigiram ao Solar das 12 Janelas, para a paramentação e de onde saíram em procissão até o adro da catedral para a celebração Eucarística. A missa foi inicialmente presidida por Dom Jacinto, arcebispo de Teresina, que dentro do ritual passou a presidência para Dom Edilson. Co-celebraram o arcebispo de Natal, Dom Jaime, o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias, o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, além dos bispos que representaram nessa ocasião o NE IV. Aproximadamente 150 padres estiveram presentes na celebração eucarística de acolhida do bispo de Oeiras.

A Santa Missa foi carregada de emoção e entusiasmo, sendo coroada por uma abundante chuva que caiu nos momentos finais da celebração. As palavras de dom Edilson, aos fieis diocesanos, expressaram todo o seu zelo de pastor, que cuida com carinho de suas ovelhas. “Quero sentir o cheiro das ovelhas, quero ir ao encontro da ovelha ferida”, disse Dom Edilson.

Ao final da Santa Missa, devido à forte chuva, os fieis tomaram todo o interior da catedral para cumprimentar Dom Edilson, que recebeu a todos com muita alegria. Em seguida o bispo acompanhado de todo o clero presente em sua posse, autoridades civis, caravanas, inclusive de Natal, participaram de uma confraternização no Terraço Show.
Como programação desse momento social, fizeram pronunciamento acolhendo Dom Edilson, o Pe.Geraldo Gereon, administrador diocesano no período de vacância, o Pe. Juvenal Pereira, em nome de todo o clero de Oeiras; o Prefeito Municipal José Raimundo e o governador do Piauí, Wellington Dias.

Dom Edilson Soares Nobre é natural de Touros (RN), nasceu em 09 de maio de 1965. Ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1984. Cursou Filosofia no Seminário e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Cursou Teologia no Seminário, concluindo em 1990. Foi ordenado sacerdote em 06 de abril de 1991, na Catedral Metropolitana de Natal, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo. No dia 11 de janeiro deste ano, foi nomeado bispo da Diocese de Oeiras (PI), pelo Papa Francisco, sendo ordenado para o episcopado em 20 de março de 2016, na catedral metropolitana de Natal (RN).

Com o lema: IN OMNES CARITAS(“Em tudo a Caridade”), o novo bispo de Oeiras chegou a Primeira Capital do Piauí, com um forte carisma, sorriso nos lábios e um grande coração de pastor.

Fonte:
Redação: Pascom da Diocese de Oeiras