23/09/2019

- Texto: Tatiano Ribeiro Fotos: Tatiano e William Jr.

Por ocasião da visita às das Festividades de N. Sra. das Mercês , Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Parnaíba –PI e Presidente do Regional NE IV e referencial para a Catequese ministrou Encontro Diocesano de Catequese  na cidade de Bom Jesus-PI.

Este encontro aconteceu neste  dia 22 de setembro de 2019, último domingo, na Paróquia Menino Jesus de Praga, contando com a presença de representantes dos catequistas das diversas paróquias da Diocese. Primeiramente houve um café da manhã, em seguida celebração da Santa Missa presidida por Dom Juarez, e concelebrada por Padre Claudinei, da Paróquia Menino Jesus de Praga e Padre Almir da Arquidiocese de Teresina-PI.  Logo após a Santa Missa houve a palestra formativa  para os catequistas com o Tema:  INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ - ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS (Baseado No Documento Nº 107 da CNBB).

Dom Juarez, iniciou trazendo à reflexão a passagem bíblica de Lucas 24, 13 a 34, em que foi-se meditando sobre o encontro dos discípulos de Emaús, “onde devemos desejar o mesmo ardor no coração para a Catequese, sendo fundamental 04 elementos itinerários da Catequese:   o Encontro, a Palavra, o Pão e a Missão.” Enfatizou que “as pessoas são catequistas porque Deus as chamou, que o período de Catequese  é longo e passa por diversas fases”. Ressaltou também que  “a proposta da Igreja hoje se torna imprescindível o período do Catecumenato, onde através da partilha do pão, o encontro na Eucaristia, acontece o encontro com Jesus, escutando a voz de Deus e a voz da Igreja e que somos convidados a enfatizar que a Catequese tem como o ápice e centralidade o Tempo Pascal: “a celebração da Páscoa!””

O encontro encerrou-se ao meio dia já com a presença também do Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Marcos Antônio Tavoni e com momento de sorteios de brindes, foto oficial e despedidas.

FONTE:  PASCOM – Diocese de Bom Jesus do Gurgueia – PI.