05/05/2022

Na noite dessa quarta-feira, (05) de maio, o nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni, iniciou sua viagem para chegar sábado à tarde em Roma. Partiu de Bom Jesus e terá uma longa jornada. Partindo às 19h30min, da Rodoviária de Bom Jesus, vai percorrer quase 700 km até Teresina, de lá, um vôo para Fortaleza, e na sexta-feira, em Fortaleza, embarcará no vôo que o levará para Roma.

A visita ‘ad Limina Apostolorum’, que significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma antiga prática da igreja Católica que teve seu início em princípios do século II. O caráter obrigatório das visitas foi expresso no Pontificado de Inocêncio III (1099-11180). O Concilio de Trento (1545-1563) e o papa Sisto V (1585-1590) regularam as normativas referentes à visita. Tais normas, estão vigentes no Código de direito Canônico: “Cada cinco anos o bispo diocesano deve apresentar ao Romano Pontífice um relatório sobre a situação de sua diocese” (cân 399-400).

A visita tem três momentos fundamentais: Venerar o Túmulos dos Apóstolos, ver Pedro e expressar comunhão e intercambio eclesial. Nessa visita Dom Marcos estará junto com os bispos do Regional Nordeste I (Ceará) e Nordeste IV (Piauí). Esse é um momento muito importante para a Igreja Particular de Bom Jesus do Gurgueia, então acompanhemos Dom Marcos nossas orações que ao encontrar o Santo Padre o Papa Francisco, sucessor de Pedro, expressará nossa comunhão com a Igreja. O encontro do Bispo com o Papa, é o encontro também de todo o seu rebanho.

No site da nossa Diocese: https://diocesedebomjesus.org.br/  e pelas redes sociais da diocese: https://www.instagram.com/diocesedebomjesusdogurgueia/?hl=pt-br , você irá acompanhar todos os passos dessa visita, ao Santo Padre, aos discatérios e demais encontros. Acompanhe diariamente