12/05/2022

“Um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral”
Assim foi a audiência que o Papa Francisco concedeu hoje aos bispos dos Ceará e Piauí, presentes em Roma para a visita ad Limina Apostolorum.

Para todos os bispos presentes, o encontro foi muito fraterno e acolhedor. Acompanhe nos links a seguir o depoimento de nosso Bispos Dom Marcos Antonio Tavoni e em seguida, depoimentos de outros bispos e vídeo da audiência: 

https://www.youtube.com/watch?v=s25bALflPfA&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=qlXdatHIZV8&feature=youtu.be

https://www.instagram.com/p/CdeGruDt0sF/


De acordo com o bispo de Sobral (CE), Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidente do @cnbbregionalne1 , o encontro com o Papa foi “surpreendente”:

“Nós nos surpreendemos com a visita ao Papa, como fomos acolhidos pelo Santo Padre. Foi uma roda de conversas, foi maravilhoso, nos sentamos literalmente numa roda. O Papa estava em cadeira de rodas, mas nos acolheu muito bem. Depois, pediu que fizéssemos perguntas: ‘Se quiserem criticar o Papa, podem criticar. Se quiserem fazer alguma pergunta, podem fazer’. E assim cada bispo apresentou-se.”

Mas não só, Dom Vasconcelos relatou um momento para lá de especial.

Por fazer aniversário neste 12 de maio, no final da audiência o bispo de Sobral ganhou bolo e espumante. A “festa” era para comemorar também o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que faz anos amanhã, 13 de maio.
“Foi um ágape, maravilhoso esse nosso encontro.”
Na mesma linha se pronunciou Dom Juarez Sousa da Silva, bispo da Parnaíba e presidente do @cnbbne4 (Piauí).

“Pudemos sentir a paternidade do Papa Francisco, não obstante a sua idade e a situação de saúde. Mas ele está muito bem. Se a gente vir só pela televisão, a gente pensa que o Papa está doente. O Papa não está. Ele está muito bem, muito disposto, muito simpático. O encontro com ele foi profundamente marcado pelo diálogo, pela proximidade, pela escuta, pela interação.”

“Nós tomamos um verdadeiro banho de espiritualidade e também de pastoral, no qual ele disse: precisamos ser próximos entre nós, próximos dos sacerdotes e próximos do povo de Deus.”

Os bispos concluem amanhã sua visita ad Limina com a celebração da missa na Basílica de S. Paulo Fora dos Muros e visita ao Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral.

Fonte: Vatican News e Dom Marcos.