31/03/2019

Neste domingo (31) de março Dom Marcos Antonio Tavoni, celebrou os seus 5 anos de pastoreio na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. A Celebração Eucarística aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Mercês em Bom Jesus-PI. Dom Marcos foi eleito pelo Papa Francisco no dia 15 de janeiro de 2014 como o sexto bispo da Diocese. Sendo ordenado em Brasília no dia 01 de março e tomou posse no dia 28 de março do mesmo ano.

Na celebração eucarística deste domingo Dom Marcos foi homenageado por diversos grupos, onde puderam agradecer a Deus pelo sim de Dom Marcos para pastorear o rebanho do extremo sul do Piauí. Dom Marcos que ao ser eleito escolheu como lema do seu episcopado: “Apascenta minhas ovelhas”.

A comunidade ofereceu durante a Santa missa um mandacaru, pois quando chegou encontrou vários pés de mandacaru em frente à casa episcopal, assim adotou o mandacaru como símbolo da sua caminhada na diocese. Encantado com a beleza da flor, o primeiro cartão que fez para os padres e fiéis quando chegou foi com a flor do mandacaru. Neste mesmo domingo a comunidade Neocatecumenal ofereu um almoço a Dom Marcos. A comunidade de Nossa Senhora de Fátima liderada pelo Salvador Irene ofereceu um jantar a Dom Marcos e seus colaboradores mais próximos.

Dom Marcos ganhou ainda um quadro que tem um mandacaru no fundo e a foto da ordenação, uma celebrando a missa com o cálice, outra com os bispos e outra com o povo no dia da posse e uma com os Padres da Diocese no retiro.

No final da santa missa o Pároco da Catedral Pe. José Valdo, dirigiu um palavra em sinal de gratidão à missão de Dom Marcos na Diocese. Na qual destacou as principais realizações realizadas nestes 5 anos.