04/11/2019

- Texto e Fotos: Tatiano Ribeiro

Aconteceu na última sexta feira no dia 01 de novembro de 2019, na  cidade de Bom Jesus-PI , uma reunião com o Bispo Diocesano Dom Marcos Antonio Tavoni na Catedral de N. Srª. das Mercês,  com a presença dos paroquianos da zona urbana e rural, para tratar da transferência de Párocos e a nova organização administrativa econômica e financeira das mesmas.

Dom Marcos iniciou esclarecendo que a Igreja trata-se de uma instituição divina mas também uma instituição que se submete as leis jurídicas e civis do país, reiterando que a Diocese fez a aprovação dos diretórios que disciplinam os sacramentos e  também agora os diretórios administrativo, financeiro e econômico, sendo este apresentado no final de novembro na assembléia diocesana.

Também conscientizando os participantes que a partir da implantação do Conselho Financeiro da Cúria -   o CDAE - Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos e que em seguida deverá ser implantado CPAE - Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos e que a partir da Matriz Cúria e existirão as filiais paroquiais, para legalização das finanças e administração das paróquias.   Esclarecendo os procedimentos nas transferências como prestação de contas, econômica, bens, patrimônio, bem como o funcionamento, interatividade , prazos, reuniões, decisões, critérios etc, para escolha, organização, implantação e andamento destes Conselhos.

Dom Marcos pede a todos os paroquianos que possamos realizar um trabalho de conscientização dos recursos que entram e as diversas despesas que a Paróquia possui, para esclarecimentos e bom andamento das atividades paroquiais perante a Deus e perante aos homens.

Fonte: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurguéia- PI