15/05/2022

A visita "Ad Limina Apostolorum" dos Bispos do Regionais Nordeste 4 e Nordeste 1 (Piauí e Ceará), da CNBB, terminou nesta última sexta-feira. Teve como objetivo visitar o túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, as basílicas papais e estar com o Santo Padre, o Papa Francisco, manifestando assim a comunhão, a unidade e a catolicidade da Igreja.

Nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni, estendeu sua viagem a Roma e  visitou Orvieto (cerca de 130km de Roma), no dia de ontem, 14 de maio; e presidiu Missa na Capela do Santíssimo, da Catedral, onde se encontra, acima do Sacrário, o Corporal com manchas de sangue do milagre eucarístico ocorrido naquela localidade no século XIII.

O milagre eucarístico de Orvieto se deu na antiga Igreja, junto as Catacumbas de Santa Cristina, em Bolsena, bem próximo de onde hoje é a Catedral de Orvieto. Na época do milagre eucarístico, o Papa Urbano IV residia em Orvieto e viu no fato a oportunidade de estender a festa de Corpus Christi, limitada apenas à algumas dioceses da Europa, para o mundo inteiro.

Dom Marcos declarou que este foi um dos momentos mais marcantes de sua viagem. Para Celebração da Santa Missa, na hora do lavabo e de depositar água no cálice com vinho, ele utilizou das águas das fontes dos rios Gurguéia e Parnaíba, que levou consigo. O gesto, segundo Dom Marcos, foi o de levar as orações, agradecimentos e súplicas do nosso povo e uní-las ao sacrifício de Cristo sobre o altar.

Confira aqui as imagens da passagem de Dom Marcos, por Orvieto e Bolsena.

(PASCOM - Bom Jesus-PI)
Fotos: Dom Marcos.