17/06/2019

Com a presença de aproximadamente 80 participantes, aconteceu em São Raimundo Nonato-PI, nos dias 14, 15 e 16 o encontro anual da Pastoral Litúrgica do nosso Regional, com o tema Mistério Pascal e o Canto Litúrgico. O Encontro foi promovido pela nova Equipe Regional de Pastoral Litúrgica que assumiu os trabalhos que estavam parados até 2017.

A Equipe é formada pelo Bispo Referencial Dom Marcos Antonio Tavoni e por mais dois padres Assessores, Pe. Jucilei e Pe. Jucélio, da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. Segundo relatou Dom Marcos, com essa expressiva participação o Encontro foi muito bem sucedido em seus objetivos, pois tornou-se meta da equipe atingir o maior número de agentes pastorais possível, levando o encontro para as diversas dioceses do Regional, descentralizando a busca de formação que, na sua maioria, acontece na Capital e levando-a para os interiores. Destacou que ser Igreja em saída, como é desejo do Papa Francisco, não significa missão apenas para os leigos que saem de longe em busca da formação, mas significa, principalmente, missão para os formadores irem ao encontro dos leigos distantes, é colocar-se ao serviço das necessidades do Regional. 

Ao Encontro litúrgico e formativo em São Raimundo, das oito Dioceses do Piauí, apenas as Dioceses de Campo Maior e Arquidiocese de Teresina não compareceram. A Assessoria sobre o Canto foi do Pe. Jucilei, especialista em Música, já a temática Mistério Pascal ficou por conta do Liturgista Pe. Raimundo José, da Diocese de Parnaíba que, a partir deste Encontro e a convite de Dom Marcos, passa a fazer parte, como membro permanente, da Equipe Regional de Pastoral Litúrgica. Parabéns a Diocese de São Raimundo Nonato pela sua generosa acolhida e numerosa participação de agentes. O próximo encontro ficou marcado para o ano que vem nos dias 5, 6 e 7 de junho, em Parnaíba-PI. Pelas fotos aqui em nosso site, você poderá conferir a alegria do grupo que encerrou o Evento celebrando com júbilo a solenidade da Santíssima Trindade.

(PASCOM-Bom Jesus-PI)