17/10/2023

O Regional Nordeste IV da CNBB - Conferência dos Bispos do Brasil, está relançando, neste dia 17 de outubro, onde se comemora o Dia Internacional de Erradicação da Fome, a Campanha "É Tempo de Cuidar".
A Campanha ressurge com novo nome e ardor: "É Tempo de Cuidar, é Tempo de Agir". Trata-se de um tempo maior de atividades e ações, em torno do combate à fome, que tendem a se intensificar no período que vai deste dia 17 de outubro até o Natal do Senhor.
Neste tempo, os fiéis católicos e as demais pessoas de boa vontade que queiram participar, são exortadas à solidariedade e às ações concretas em favor dos mais empobrecidos e vulneráveis da sociedade.
A Campanha é Tempo de Cuidar já vem sendo aplicada na Igreja do Brasil e na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, desde o início da pandemia e teve que se estender, devido aos efeitos na economia do país e agora ressurge, novamente, com intensidade, como consequência do agravamento da fome neste ano de 2023.
A desigualdade econômica e social vinha sendo combatida com programas de transferência de renda, compatíveis com a inflação, que tentavam diminuir o abismo da desigualdade e combater a fome.
Nestes últimos meses temos acompanhado um retrocesso nas políticas sociais que vinham sendo apresentadas e dando algum resultado, sem a substituição por outros programas equivalentes ou políticas eficazes.
Houve cortes substanciais dos repasses federais na área social, que afetaram a saúde, educação e principalmente a urgente questão da fome, que se agravou nos nossos pequenos municípios que dependem diretamente destes repasses federais, conforme dados divulgados pela CONDSEF - Confederação dos Servidores Públicos Federal (https://www.condsef.org.br/noticias/corte-investimentos-politicas-sociais-marca-atual-governo).
O corte que feriu mais gravemente o nosso sofrido povo do Piauí, e sem um remédio adequado para a cura, se deu quanto ao Auxílio Emergencial e o Bolsa Família; o que fez com que um enorme número de necessitados voltassem a bater em nossas portas.
"Diante desta lamentável situação, nós, cristãos, não podemos desanimar, pois a fome é hoje, agora, não pode esperar para o dia de amanhã, é urgente. Como Igreja, portanto, devemos ir ao encontro dos irmãos necessitados, não sem buscar as causas e apontar caminhos de solução, mas fazer a nossa parte e cumprir com zelo o pedido do Senhor, a quem devemos enxergar nos irmãos mais pobres e excluídos: "Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber" (MT 25,35)." Declarou  Dom Marcos Antonio Tavoni, sobre a matéria.
A Cáritas Diocesana de Bom Jesus do Gurguéia, com seus agentes e paróquias, vem desenvolvendo a Campanha e trabalhando o fortalecimento das Comunidades impactadas pela Covid-19, no combate à fome, e  promovendo a geração de renda.
Ações organizadas por nossas Pastorais Sociais, como campanhas de arrecadação de alimentos, vestimentas e material de higiene, "Dia dos Pobres" e outras, já aconteceram e estão acontecendo, e nesse novo período de Campanha, como foi programado, tendem a se intensificar.
Somos todos convidados a participar. Fique atento à programação da Campanha "É Tempo de Cuidar, é Tempo de Agir", em sua Paróquia ou Comunidade.

(PASCOM - Bom Jesus-PI)