04/05/2020
- PASCOM - Diocese de Bom Jesus - PI
Nosso Site divulgou, na tarde de ontem, dia 03 de maio de 2020, notícias em relação a aprovação de recursos, por parte do Senado Federal, e foi anexada à notícia uma suposta planilha de distribuição de recursos para os Municípios da Federação. Esclarecemos que tal tabela, como já indicada na notícia, é remota. Checadas as fontes de divulgação oficiais (Site do Senado Federal) e investigado o assunto, chegamos a conclusão de que trata-se de uma planilha propositiva, ou seja, de uma proposta apresentada para votação, no Senado, e que foi divulgada, indevidamente, mesmo não tendo sido aprovada.
A informação noticiada, por nós, causou algumas manifestações de estranheza por parte de alguns internautas, o que nos obrigou a investigar e se posicionar novamente sobre o assunto.
Infelizmente a notícia não é verdadeira. Nós lamentamos, pois o volume de recursos que informava a tabela, beirava os quase 3 milhões, que seriam muito bem vindos à saúde pública e econômica do Município.
Em contato com o Prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, obtivemos mais informações, esclarecedoras.
Apesar de equivocada, ao que pedimos desculpas por qualquer transtorno causado, a notícia nos proporcionou aprofundar o assunto e entender melhor a questão, o que acontece com os recursos públicos.
O esclarecimento e informações obtidas com o Prefeito Marcos, podem ser conferidas aqui, em mensagem que ele mesmo enviou a nossa Equipe, dirigindo-se a Dom Marcos Tavoni, nosso Bispo Diocesano. Confira.
"Caríssimo D. Marcos, Espero que o senhor esteja com saúde e paz.
Recebi essa publicação da diocese que está sendo divulgada (...) alguns esclarecimentos:
1- Essa tabela que o senhor publicou é uma projeção de receita antes da votação no Senado de ontem à noite. Foi diminuído em aproximadamente 20 % após a votação;
2- Esses recursos não são pra “enfrentamento ao coronavírus “como diz a matéria, mas uma compensação pelas percas de receitas dos Estados e Municípios em função da pandemia (só para registro Bom Jesus recebeu a menos agora em abril 750 mil reais a menos que em abril do ano passado). Dos 60 bilhões constantes do Projeto de Lei em tramitação no congresso 3 bilhões deverão ser destinados aos 5500 municípios do Brasil, para enfrentamento ao coronavírus, pelo critério populacional;
3- Também não é verdade que o “Auxílio Recebido por Bom Jesus “ como estampado em letras garrafais na manchete da matéria. Essa foi a projeção de um Projeto de Lei que ainda tramita no Congresso Nacional, que ainda não sabemos se será ou não aprovado e se for, como será essa aprovação. No Senado essa projeção publicada pela diocese já foi diminuída em 20 % e com previsão de pagamento em QUATRO parcelas;
No mais fico feliz pela preocupação do senhor em incentivar os seus fiéis a fiscalização correta e transparente dos recursos públicos. Na Prefeitura estarei, como sempre estive, à disposição do senhor, da diocese, dos órgãos de controle e de qualquer cidadão para o esclarecimentos por mim devidos. Sua benção.”
Marcos Elvas - Prefeito de Bom Jesus - PI
FONTE: PASCOM da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia- PI