16/07/2021

A Primeira Turma de Aspirantes da Escola Diaconal São Filipe, concluiu o seu Curso Acadêmico com a realização do Retiro Pastoral, na Arquidiocese de Teresina.
O Retiro foi composto por momentos formativos, de espiritualidade, celebrativos, de prática pastoral, de partilha de experiência e convivência fraterna.
O Retiro Pastoral aconteceu no CT Pastoral da Arquidiocese de Teresina, no último final de semana (9-10/07), foi conduzido pelo Pe. Claudinei e acompanhado o tempo todo por Dom Marcos Tavoni.
A celebração da Missa realizada no Encontro teve sabor de formatura e foi marcada pela leitura do Decreto de Criação da Escola e posse de sua primeira Diretoria.
Os Aspirantes tiveram palestras sobre as diversas formas de atuação pastoral do diaconato. O encontro contou com a participação e envolvimento de vários Diáconos e esposas, da Arquidiocese de Teresina. Recebeu a visita do Presidente Regional do Conselho Nacional dos Diáconos Permanentes, Diác. Batista Rios, do Coordenador dos Diáconos da Arquidiocese, Diác. Francílio e de sua esposa Marlene que partilhou sua experiência de esposa e família de Diácono Permanente; estiveram colaborando na formação, ainda, o Diác. Manuel e Diác. Dino.
Para a experiência pastoral, os nove aspirantes ao Diaconato e suas esposas foram conhecer de perto a experiência das Diaconias Territoriais, sendo acolhidos pelos respectivos Diáconos, Administradores.
No retorno das visitas às Diaconias Territoriais, no Domingo, houve um almoço festivo entre os aspirantes e os diáconos da Arquidiocese, e em seguida  uma roda de partilha das experiências vividas, que contou, também, com a presença de quatro seminaristas da Arquidiocese que fizeram missão nas mesmas Diaconias.
Os aspirantes tiveram, além das formações recebidas a oportunidade de uma fraterna convivência, com a descontracão do jogo da final da Copa América de Futebol e passeio no final do Domingo.
Os aspirantes passam, agora, pela fase de escrutínios e têm a Celebração do Rito de Admissão, marcada para o dia 15/08/21, em Cristalândia, Região Sul da Diocese.
Confira as fotos do Retiro Pastoral da primeira turma de futuros Diáconos Permanentes da Escola Diaconal São Filipe, da nossa Diocese. (Pascom Bom Jesus-PI)