27/09/2022

Com as bênçãos de Deus e a intercessão materna de Maria, os Festejos de Nossa Senhora das Mercês de 2022, em nossa Catedral, transcorreram de maneira harmônica e com um surpreendente envolvimento dos grupos e pastorais e participação massiva dos fiéis.

Durante os dez dias de Festa, no período de 15 a 24 de setembro, a Igreja Mãe, Catedral de Nossa Senhora das Mercês, esteve lotada de participantes. Sob o tema: Por uma Igreja Sinodal – Comunhão – Participação – Missão, e Lema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24, 15), contou, cada noite, com a participação de um celebrante convidado que desenvolveu uma pregação específica relacionada ao tema central.

Além de nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni, que presidiu a Véspera da Solenidade da Padroeira, esteve conosco, também, o Bispo de Oeiras-PI, Dom Edilson Soares Nobre que presidiu a 4ª noite do Novenário e a celebração da Santa Missa. Dom Edilson é Bispo Referencial para a Comunicação, no Regional Nordeste IV da CNBB, e muito nos alegrou com a sua presença e amizade.

No dia 24 de setembro, Solenidade Maior, houve procissão pelas ruas da Cidade, Missa Solene e Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Mercês, eventos e celebrações conduzidas e presididas pelo Pe. José Dino Ribeiro Nunes, Pároco da Catedral e Reitor do Santuário Bom Jesus da Boa Sentença.

Com o final da pandemia e o abandono do uso de máscaras a multidão de fiéis voltou a frequentar e lotar nossas Igrejas. Os festejos da Padroeira foi uma grande demonstração de fé do nosso povo. O termômetro da participação pode ser sentido também nas atividades complementares, na parte social da festa que havia sido substituída por grupos de aplicativos de internet. As atividades como o Churrasco na Praça, Bingão de Prêmios e Bolo da Padroeira atraíram uma multidão de participantes que esgotaram as vendas e corresponderam por completo às expectativas dos organizadores.

Apesar dos grandes desafios enfrentados, Nossa Senhora das Mercês continua a atrair inúmeros devotos e devotas ao seu coração de Mãe; e o nosso povo de Bom Jesus e Região, a demonstrar e retribuir com todo seu amor e gratidão de filhos bem-amados.

Confira a seleção de imagens da principal Festa de Bom Jesus e Região.

(PASCOM – Bom Jesus – PI)