09/10/2024

Pe. Claudinei, da Diocese de Bom Jesus-PI e membro da Comissão Diocesana de Pastoral Familiar, manifestou interesse em conhecer o movimento Encontro Matrimonial Mundial – EMM durante a realização de uma Assembleia Regional da Pastoral Familiar, em Teresina. Naquela oportunidade, ouviu falar pela primeira vez sobre o EMM, através do casal Ricardo e Benta, coordenadores regionais do movimento que, também, participavam daquela Assembleia.
Atendendo convite de Pe. Claudinei, Ricardo e Benta, foram, então, à Diocese de Bom Jesus assessorar a formação “Crescer no Amor” às famílias da Paróquia Menino Jesus de Praga, levando as primeiras mensagens sobre a técnica de diálogo que o EMM oferecia aos casais e sacerdotes. Naquela oportunidade, foram apresentados a Dom Marcos Tavoni, bispo diocesano, que os acolheu com alegria de pastor, ocasião em que manifestou interesse para que o carisma do movimento chegasse até sua diocese.
Em 16/07/2024, a Coordenação Regional do EMM enviou carta endereçada a Dom Marcos solicitando autorização para implantação do movimento.
Em 29/08/2024, Dom Marcos formalizou a autorização em um ofício de forma carinhosa e cheio de muita esperança.
O “Fim de Semana”, porta de entrada para que casais, sacerdotes, religiosos e religiosas possam participar do movimento Encontro Matrimonial Mundial, foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024, na Paróquia Menino Jesus de Praga.
Cumprindo a missão do EMM de “proclamar o valor do sacramento do Matrimônio e da Ordem sagrada na Igreja e no mundo”, os casais da Equipe Servidora vieram da Arquidiocese de Teresina; são eles: Ricardo e Benta, Evaldo e Marlene, Airton e Régia e Francisco e Laura e o Pe. Jhon Elvis, que veio da Diocese de Oeiras-PI. Participaram desse 1º Fim de Semana 15(quinze casais) e 01(um) sacerdote.
A experiência transcorreu em clima de muita alegria; o Espírito Santo soprou sobre todos o dom do discernimento e da sabedoria, iluminou as nossas mentes e corações para tomarmos consciência da importância que o diálogo exerce no relacionamento de casal e do sacerdote com sua comunidade, bem assim fortaleceu o entendimento sobre o que é ser sacramento, sua relação intersacramental entre  Ordem e Matrimônio e como são importantes para a Igreja e o mundo.
A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia está em festa, sabedora, pois, de que um casal ou um sacerdote que renova seu sacramento, pelo diálogo, renova a própria Igreja. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Ricardo, Benta e Pe. Serginho
Equipe Eclesial Regional NE 4 e 5 (Piauí e Maranhão)