13/12/2019

- Fotos PORTAL B1

No dia 12 de dezembro de 2019, por ocasião dos 25 anos de Emancipação Política, a cidade de Currais-PI, com celebração de uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Jucilei Lima, vigário de Bom Jesus – PI,  inaugurou-se uma belíssima e grandiosa imagem do Bom Jesus da Lapa, Padroeiro da cidade e Paróquia.

Com presença de convidados, municípes e devotos,  a imagem do Bom Jesus da Lapa foi instalada e abençoada na entrada da cidade, exprimindo a religiosidade, a fé cristã e católica do povo de Currais- PI.

Segundo palavras do prefeito  Raimundo Santos, sente-se feliz por realizar esse sonho do povo bom de Currais. “O Senhor Bom Jesus da Lapa tem uma história linda em nosso município, fui pessoalmente até Barras-PI para contratarmos o profissional que fizesse esta imagem. Um trabalho belíssimo que ficará marcado na história, todos que chegam em nossa cidade poderão ver essa linda escultura! ”

A devoção ao Bom Jesus da Lapa tornou-se um aspecto importante da cultura do povo sertanejo, em especial da Bahia e estados vizinhos. As romarias que têm como destino final a cidade ocorrem durante todo o ano, mas em especial no dia 6 de agosto, data consagrada à devoção.

“Quem Visita Este Devoto , Volta Sempre com Grande Alegria”

NOTA:

O município foi levado à categoria de município e distrito com a denominação de Currais, em 1994, desmembrado de Bom Jesus-PI, com o seguinte processo histórico: Formação Administrativa, elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Currais, pela Lei Estadual n.º 4.680, de 26-01-1994, desmembrado de Bom Jesus.

Sede no atual distrito de Currais (ex-localidade).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-09-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

FONTE: PASCOM DIOCESE DE BOM JESUS-PI, PORTAL BJ1, PORTAL 180 GRAUS.