10/06/2023

Nesta última terça-feira, 06/06, a Comunidade Católica do Bairro Sincerino, no Centro de Corrente-PI, Região Sul da Diocese, recebeu um grande presente. Foi instalada na Capela Nossa Senhora das Mercês, a Sede da primeira Diaconia Territorial da Diocese, e que recebeu o título da mesma padroeira “Nossa Senhora das Mercês”. 
O Ato de Criação aconteceu durante a Santa Missa presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni. Concelebraram com Dom Marcos, os Padres, Frei Oliveira, Pároco de Nossa Senhora da Conceição, da qual foi desmembrada a Diaconia (Matriz de Corrente); Pe. Alcineide, Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo (Bairro Nova Corrente); Pe. Sebastião, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Santa Luz); Pe. Edgardo, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo (Bom Jesus) e Pe. Claudinei, Pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga e Diretor da Escola Diaconal Diocesana (Bom Jesus). 
Durante a celebração foram empossados o Diácono e o Administrador, responsáveis pela animação da vida comunitária. 
A Diaconia de Nossa Senhora das Mercês ficará sob a Coordenação do Diácono Permanente João Paulo Silva Tavares e terá, como Administrador, o acompanhamento espiritual do Pe. Frei Gersoneide Francisco Costa, Diretor do Colégio Mercedário São José, em Corrente.
Após a bênção final, os fiéis foram convidados a participarem do plantio de um ipê, na praça da Igreja, marcando o início da campanha de conscientização sobre o meio-ambiente, denominada “Junho Verde”; e como sinal de esperança, com a criação da Diaconia. 
Leia os documentos, Decreto de Criação, Provisão de Posse dos responsáveis pela Diaconia e a Ata da Celebração, que publicamos aqui, na íntegra. Neles você encontrará detalhes, como os limites territoriais e as comunidades pertencentes à Diaconia recém-criada. 
(PASCOM – Bom Jesus-PI)