13/06/2021

Foi instalada, nesta sexta-feira, dia 11 de junho, na Cidade de Gilbués, a quarta Região Pastoral da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. 
Região Pastoral é uma ajuda ao Bispo no Governo Pastoral da Diocese, uma descentralização para facilitar a dinamização Pastoral entre um grupo de paróquias próximas umas das outras.  A Diocese estava, até o momento, dividida em três grandes Regiões Pastorais, Norte, Sul e Leste; e, agora, com a instalação da Região Oeste, completaram-se os quatro pontos cardeais.
A nova Região ficou denominada Região Pastoral Oeste e recebeu o título de “Região Divina Pastora”, em referência a Padroeira da Cidade Sede, Nossa Senhora Divina Pastora.
A Celebração e Cerimônia de Instalação da Nova Região, presidida por Dom Marcos Tavoni, aconteceu às 19h e 30min, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dentro dos Festejos da Capela de Santo Antonio.
A celebração transcorreu num clima festivo, de muita alegria e fraternidade. Logo após os ritos iniciais, foi lido o Decreto de desmembramento da Região Pastoral Sul, criação da Região Pastoral Oeste e de estabelecimento de nova nomenclatura às regiões.  
Logo após o Evangelho foi apresentado para à Comunidade, através da leitura da Provisão de Nomeação das Coordenações Diocesanas, datado de 15/10/2020 e com mandato de três (03) anos, o primeiro Coordenador da Região Pastoral o Revdo.  Pe. Raylon Siqueira da Silva Cavalcante, escolhido, previamente, em Reunião do Clero, pelos padres que compõe a nova Região. 
Durante a homilia, Dom Marcos Antonio Tavoni agradeceu a presença de todos, destacando a caravana vinda dos Municípios que fazem parte da nova Região e que foram desmembras da Região Pastoral Sul: Nossa Senhora de Fátima (Município de Monte Alegre do Piauí); Nossa Senhora Divina Pastora (Município de Gilbués); São Gonçalo (Município de São Gonçalo do Gurguéia); São Francisco de Assis (Município de Barreiras do Piauí) e Santa Filomena (Município de Santa Filomena). 
Dom Marcos colocou em destaque a importância da Cidade de Gilbués e Paróquia Divina Pastora em sedear uma das Regiões e de colocar em prática o seu potencial, como Município Polo de desenvolvimento social, político, econômico, cultural e religioso, no Estado do Piauí, em função da missão de evangelizar; elencou as múltiplas funções do Coordenador Regional que deve atuar sempre em espírito de comunhão com seu Bispo, com o Presbitério e o Laicato Regional; buscar ser elo de ligação, facilitando e dinamizando as ações pastorais da Diocese;  e, por fim, agradeceu à disponibilidade do Revdo. Pe. Raylon, como Coordenador da nova Região. 
Nas considerações finais da celebração, Dom Marcos agradeceu aos padres anfitriões, Pe. Joaquim Aguiar Lustosa, Vigário Paroquial Responsável pela Comunidade de Santo Antônio e ao Pe. José Valdo Saraiva de Sousa, Pároco do Lugar, pela organização da Celebração, disponibilidade e acolhida de todos; e finalizou com a Bênção Apostólica.  

Leia, aqui, o Decreto de Criação da Nova Região e confira, também, as fotos da Missa e Cerimônia de Instalação da nova Região. (Pascom Bom Jesus-PI).