13/08/2022

Nossa Diocese comemorou com Missa e homenagens, os 804 anos do Carisma Mercedário e os 84 anos da Congregação das Irmãs Mercedárias. A Congregação foi fundada por São Pedro Nolasco, no Norte de Espanha, em 1218; já o seu seguimento feminino foi criado, pelo Servo de Deus, Dom Inocêncio Santa Maria, nosso terceiro Bispo, em 1938. A Congregação das Irmãs Mercedárias teve início com Madre Lúcia, em São Raimundo Nonato-PI, quando ainda, a cidade, era contada como paróquia de nossa única e imensa Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia. Nas redes sociais, Irmã Benedita, da Comunidade residente em Bom Jesus, expressou as alegrias vividas na última terça-feira: “A Comunidade Sāo José, de Bom Jesus celebrou o dia 10 num clima de festa e alegria. Começamos o dia com o momento de oração enviado pela Madre Janice. Agradecemos e parabenizamos quem preparou esse material. Ao meio dia o almoço de confraternizaçāo com o Bispo, Dom Marcos, o Pároco Pe. José Dino, o Diácono Domingos e as irmãs. Missa festiva na Catedral, às 18 horas, presidida pelo Bispo, com a participaçāo do Pároco, da Fraternidade Mercedária, do grupo da Juventude Mercedária e de amigos da Comunidade. Após a Celebração da Eucaristia, um momento de confraternizaçāo, na casa Paroquial, com a presença do Bispo, do Pároco, Diácono, Fraternidade Leiga Mercedária, os jovens, as Irmãs e ...de quem chegava. Destaques do dia: O gesto de delicadeza e fraternidade de D.Marcos, que desmarcou um compromisso em outra Paróquia para estar celebrando com as Irmās. Uma presença simples e fraterna. E as palavras ditas na homilia da Missa, agradecendo e ressaltando a grande importância da presença das irmãs na Diocese. As palavras de gratidão do Pároco ao valioso trabalho missionário das Irmās na Paróquia, sobretudo na catequese. Enfatizou a dedicação, o relacionamento fraterno com o Padre, o espírito de comunhāo, participaçāo e colaboraçāo das Irmãs. Demos graças a Deus!” (PASCOM – Bom Jesus-PI)