28/04/2019

Assim como Santo Agostinho canta exultando o amor de Deus no Precônio que abre a noite santa da Páscoa: "Oh 'feliz' culpa que mereceu tão grande Redentor". Com toda Igreja, podemos, também nós, cantar: "Oh 'feliz incredulidade de Tomé' que nos trouxe tão grande Revelação".
Dúvidas, incertezas, secura interior, angústia, sentimento de impotência, tentação de indiferença, incredulidade. Tudo isso tomava conta do coração de Tomé. Decepcionado contudo, provavelmente, em sua mente pairava a intenção de pela última vez se juntar àquele grupo... Mas eis que aparece o Senhor atravessando as paredes resplandecente, ressuscitado, vencedor, Senhor sobre o pecado e a morte. O pavor e o medo, com certeza, invadiram Tomé: "duvidei, fui incrédulo, para mim não há mais jeito; aqui, agora eu sou o último, é o fim". Mas não! Foi, justamente, a esse pecador, aterrorizado e débito que disse o Senhor: "toque em minhas chagas". Vejam que belo, belíssimo. Tomé, o que duvidava, o incrédulo; foi ele, o único na história a colocar o dedo no lado aberto de Jesus". Por ele temos a mais bela de todas as profissões de fé já crevelada, a mais bem acabada, teologicamente, completa: "Meu Senhor e meu Deus!". Portanto, é infinito, imensurável, inesgotável o amor de Jesus e podemos cantar com salmista: "Eterna é a sua Misericórdia" (SL 117). 
Coragem, meu irmão, minha irmã! Animemo-nos uns aos outros. O Senhor nos ama. Se hoje vc está no desânimo e se identifica com Tomé, não se feche a graça de Deus. Ouça o Senhor que diz: "não sejas incrédulo e crê". Acredite! Ele te ama. É com o mais pecador, infeliz, com o desanimado. É com os que se colocam no último lugar, com os pecadores que se ocupa o Senhor. Eu te convido, irmão e irmã, a recolher-se, hoje, nas chagas de Jesus e permanecer alí, estar dentro do se lado aberto, e até dormir.
No no coração do Senhor você vai encontrar descanso. Volte-se com toda fé para Ele, que te ama: "e amou até o fim". Refugie-se na sua Misericórdia, você encontrará consolo e paz; recobrará a esperança e se encherá de alegria! 
Pra você e eu, para os humanos como Tomé, um excelente domingo!
Deus vos abençoe!
Dom Marcos Antonio Tavoni
Bom Jesus - PI (II DOM TP 2019).