04/10/2019

- Texto: Tatiano Ribeiro ; Fotos: Duiveque Abade ; Artes Gráficas - Ayrton Senna

Aconteceu neste  dia 03 de outubro de 2019 (quinta-feira),  na Igreja Santuário Bom Jesus da Boa Sentença (Igreja Matriz), celebração eucarística em ação de graças pelos 38 anos de aniversário de instituição da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-PI.

A missa foi presidida por Dom Marcos Antônio Tavoni, e concelebrada por Padre Claudinei, da Paróquia Menino Jesus de Praga e Padre Juscilei Lima, vigário da Paróquia  Bom Jesus da Boa Sentença, com presença de um considerável número de fiéis.

Dom Marcos, iniciou refletindo  sobre a Missa pelos Santos Protomártires do Brasil  Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros  companheiros que morreram por defender a fé diante daqueles que queriam impedi-los de praticá-la, explicando como aconteceu esse martírio. Sendo beatificados por João Paulo II em março de 2000 e canonizados por Papa Francisco em 1917 e que a Igreja também celebra no dia 03 de outubro.

Em seguida foi adentrando na data comemorativa dos 38 anos de aniversário da Diocese e motivando que em 2020 celebraremos os 100 anos da Bula que criou a Prelazia de Bom Jesus, enfatizando que muita história aconteceu através dos padres, Bispos que aqui se encontram sepultados, e através de muitas pessoas que se colocaram à disposição para o anúncio do Evangelho, sendo uma longa caminhada até os dias de hoje. Em seguida passou a explicar as leituras do dia, e como devemos proceder diante do anúncio da Palavra.

Também nessa celebração rezamos primeira vez a oração do Sínodo da Amazônia, com  inicio dia 06 de outubro no Vaticano, igual também nos explicou de forma breve esse importante encontro sinodal, encerrando pedindo a intersecção de Jesus, Maria (em alguns títulos) e dos Santos que são padroeiros das diversas paróquias na Diocese. No final cantou-se os parabéns por esta data tão importante da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-PI.

OBS.: Dom José acode a Roma pedindo para ser elevada a categoria de Diocese a Prelazia de Bom Jesus. Em 1981 conta com dez paróquias todas providas de Vigário e da Santa Sé vem a resposta declarando Diocese de Bom Jesus do Gurgueia a que era apenas Prelazia.

FONTE:  PASCOM – Diocese de Bom Jesus do Gurgueia – PI.